‘Percy Jackson’ e Perseu, de ‘Fúria de Titãs’, são a mesma pessoa?
Os filmes ‘Percy Jackson e o Ladrão de Raios’ e ‘Fúria de Titãs’ têm confundido alguns espectadores. Nas duas produções, os protagonistas se chamam Perseu e enfrentam inimigos mitológicos comuns como a Medusa, mulher com cabelos de cobra. Álvaro Allegrette, professor de história da PUC, explica que Perseu (ou Perseus), na mitologia grega, era filho […]
Os filmes ‘Percy Jackson e o Ladrão de Raios’ e ‘Fúria de Titãs’ têm confundido alguns espectadores. Nas duas produções, os protagonistas se chamam Perseu e enfrentam inimigos mitológicos comuns como a Medusa, mulher com cabelos de cobra.
Álvaro Allegrette, professor de história da PUC, explica que Perseu (ou Perseus), na mitologia grega, era filho de Dânae, filha do rei da cidade de Argos. “Esse rei foi alertado pelo Oráculo de Delfos de que morreria pelas mãos do filho de sua filha, por isso, aprisionou-a em uma câmara de bronze, que tinha uma única abertura, voltada para o céu.” Ele conta que Zeus, então, encantou-se com a moça, veio a ela sob a forma de uma chuva dourada e a engravidou.
“Quando soube o que tinha acontecido, o rei jogou mãe e filho ao mar em um bote de madeira.” O professor também conta que ambos aportaram na ilha de Serifos, onde foram acolhidos pelo pescador Dictes, que criou o jovem até a idade adulta. “Mais tarde, o rei Polidectes, irmão do pescador, apaixonou-se por Dânae e, incomodado com a presença do garoto, convenceu-o a buscar a cabeça da Medusa. Assim começa a história do herói Perseu.”
A dúvida sobre a autenticidade dos filmes surgiu a partir da diferença no parentesco do herói. Percy Jackson é filho do deus dos mares, Poseidon, e Perseu, de ‘Fúria de Titãs’, é filho de Zeus, deus dos deuses. A pergunta que as pessoas estão fazendo é: ‘Qual dos dois filmes acertou?’.
Na verdade, ambos estão certos. No longa dirigido por Chris Columbus, Percy é fruto da relação entre Zeus e a mortal Sally Jackson e recebe esse nome em homenagem ao herói. Allegrette diz ainda que “Rick Riordan, autor da série, atualizou e adaptou boa parte das narrativas mitológicas gregas, criando personagens que sintetizam habilidades e poderes de vários deuses, monstros e heróis das mitologias do mundo”.
Para o professor, o filme ‘Fúria de Titãs’ é mais fiel ao mito grego, “ainda que haja muitas referências distorcidas ou modificadas em razão do enredo planejado”.