Gritos de “Fora, Temer” marcam shows da Virada Cultural
Manifestações contra o presidente interino Michel Temer marcaram os principais shows da Virada Cultural 2016. As apresentações com maior tom político foram as da cantora Elza Soares e do rapper Criolo. + Jovem de 21 anos morre após Virada Cultural Na noite de sábado (21), o show “A Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares, […]
Manifestações contra o presidente interino Michel Temer marcaram os principais shows da Virada Cultural 2016. As apresentações com maior tom político foram as da cantora Elza Soares e do rapper Criolo.
+ Jovem de 21 anos morre após Virada Cultural
Na noite de sábado (21), o show “A Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares, começou meia hora atrasado. Enquanto esperava, o público que lotou a Avenida São João erguia cartazes de “Temer Jamais” e “Fora, Temer”.
No palco, cartolinas contra o presidente interino estavam colados em instrumentos musicais. Duas pessoas tentaram subir no palco para erguer faixas, mas foram impedidas pelos seguranças.
Elza não citou diretamente o nome do presidente em exercício, mas sentada em um trono, ela pedia para que as pessoas fizessem barulho. Depois de cantar “A Carne”, a cantora repetiu a palavra democracia no microfone. “A gente não pode ficar quieto, temos que gritar muito”, disse.
+ Saiba tudo o que rolou na Virada 2016
Outra apresentação que teve muitos gritos contra Temer foi a de Criolo, que ocorreu na tarde deste domingo (22). Antes de começar o show, por volta de 15h, manifestantes já erguiam faixas e distribuíam cartazes em frente ao palco Júlio Prestes.
A exibição da frase “Temer Jamais” no telão, por alguns segundos, levou a platéia à loucura. Criolo e parceiro de palco, Dan Dan, também apoiaram os estudantes secundaristas que ocupam escolas. Houve ainda repudio à homofobia, ao racismo e ao machismo.
Caso semelhante marcou o show de Maria Rita, na Avenida São João, também na tarde de hoje (22). Após cantar a primeira canção, o público levantou cartazes e ouviu-se um sonoro “Fora, Temer”. A cantora falou sobre liberdade de expressão.
+ Os lugares que Michel Temer frequenta em SP
“Eu sou sempre a favor de o povo se expressar livremente”. E completou dizendo que “para bom entendedor, meia palavra basta”, deixando transparecer sua posição. Maria Rita foi muito aplaudida.
O sábado (21) teve igualmente diversas manifestações políticas. Parte do público de Ney Matogrosso, que deu início à programação do evento, às 18h, levou cartazes e gritou “Fora, Temer” no intervalo entre as músicas. O cantor, por sua vez, não comentou o ato.
Ao término do show da funkeira Valesca, por volta de 23h, os fãs que vibravam em frente ao Palco São João pediram em coro a saída de Temer. “Que palhaçada, né, gente?”, respondeu Valesca.
+ Saiba quais foram as principais atrações da Virada 2016
Ellen Oléria foi ovacionada pela plateia depois de fazer um breve discurso. “O MinC é nosso, o Prouni é nosso, a Secretaria das Mulheres é nossa, a Secretaria de Igualdade Racial, tudo nosso. Nada disso foi presente. Isso é fruto de luta, muito sangue derramado. Não daremos um passo atrás”, disse a cantora, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.
No show de Gaby Amarantos, que tomou o palco Barão de Limeira na noite de sábado (21), o coro acompanhou o ritmo das músicas da cantora paraense.
A cantora Karina Buhr, que se apresentou no Sesc Vila Mariana, também se manifestou. “Primeiramente, boa noite”, disse ela. Em seguida, levantou uma placa com a frase “Fora, Temer”.
Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) e o ex-secretário Nacional da Juventude no governo Dilma Rousseff, Gabriel Medina, entre outros políticos, protestaram contra Temer ao lado de integrantes do coletivo Arrua. O grupo, que estava reunido na Avenida Duque de Caxias, pintou palavras de protesto gratuitamente na camiseta de quem passou por lá.
(Com reportagem de Vinicius Tamamoto)





Após divulgação de vídeo polêmico, Ivete Sangalo faz desabafo durante show em São Paulo
Calendário 2026: confira os feriados e datas facultativas
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
Critics Choice Awards 2026: confira a lista completa de vencedores





