La Trappe vai maturar cerveja em barril de cachaça, na Holanda
Se a possibilidade de o Brasil contar com uma cervejaria trapista ainda está distante, ao menos uma cerveja produzida sob supervisão de monges da ordem deve ter um toque nacional. A holandesa La Trappe deve maturar uma de suas receitas, a potente Quadruppel (com 10% de teor alcoólico), em barris de cachaça. O acordo já […]
Se a possibilidade de o Brasil contar com uma cervejaria trapista ainda está distante, ao menos uma cerveja produzida sob supervisão de monges da ordem deve ter um toque nacional. A holandesa La Trappe deve maturar uma de suas receitas, a potente Quadruppel (com 10% de teor alcoólico), em barris de cachaça. O acordo já foi fechado pela Bier& Wein, importadora oficial da marca no Brasil, e a cervejaria; o próximo passo é a escolha dos barris de cachaça e o envio deles para a Holanda. A previsão é de que a produção seja feita no final do ano e a cerveja chegue ao Brasil em 2015.
+ Boas novidades do Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau
A versão Oak Aged da La Trappe Quadruppel começou a ser produzida em 2009 e, segundo a marca, está em sua 16ª leva. Cada uma é maturada em barris de diferentes bebidas, como uísque, vinho, vinho do Porto, conhaque e Bourbon. A proporções de cada tipo de barril usado é indicada ao público. Pessoalmente, acho-a mais interessante que a Quadruppel normal, que parece por vezes um pouco doce demais na boca – a maturação em madeira deixa a sensação de gole mais seca.
A interação cerveja e cachaça já tem alguns frutos no Brasil. A Cervejaria Way, do Paraná, já produziu uma Barley Wine (cerveja de estilo inglês com álcool e presença de malte potentes) que passou por madeira que havia sido usada para maturar cachaça de Morretes (PR) – infelizmente, foi apresentada apenas no Copenhagen Beer Celebration de 2012 e não tem previsão de lançamento comercial. Este ano, foi produzida uma Black Barley Wine (versão do estilo com maltes mais escuros, deixando-a preta em vez de castanho-avermelhada) em moldes similares. Ela foi apresentada em caráter experimental no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC), semana passada.
+ A árdua tarefa de ser um juiz cervejeiro
A catarinense Basement produziu a Catarina Vintage, uma Old Ale que também recebeu madeira maturada em cachaça na produção. Ela levou medalha de bronze no Concurso Brasileiro da Cerveja deste ano, também em Blumenau (SC).