Skyline de São Paulo é emoldurado em apê assinado por Sabugosa Arquitetura
O escritório – que faz parte do elenco CASACOR SP 2024 – aproveitou a parede estrutural do terraço para criar um quadro da cidade
A vista desta cobertura de 274 m² já era privilegiada: o skyline de São Paulo fica ainda mais amplo quando contemplado do 24º andar. Para dar um destaque a mais, o escritório Sabugosa Arquitetura – do elenco CASACOR SP 2024 – aproveitou uma parede estrutural no terraço, onde já existia um vão retangular, para criar uma janela que emoldura a paisagem com pedras moledo.
“O projeto foi feito para clientes que buscavam uma conexão com o ar livre, então focamos em materiais naturais, como pedra, madeira e paisagismo“, conta o escritório. Ao longo da parede estrutural, um banco ripado acompanha a extensão do muro e organiza o espaço de estar.
Esse platô externo também abriga o espaço para a família tomar sol com piscina e paisagismo com árvores frutíferas. Além de servir de cenário para receber amigos, já que possui área gourmet com marcenaria resistente à água e ao sol e uma grande mesa para refeições.
A área social é toda integrada. No living principal – setorizado pelo tapete – o sofá feito sob medida foi pensado para se encaixar entre os dois pilares redondos estruturais. Do lado oposto, um grande painel de carvalho natural camufla portas e abriga adega, estante e TV.
Na sala de jantar, as portas de correr ripadas e vidro incolor acompanham o pé-direito de 3 m e dividem o espaço com a cozinha, além de esconder o louceiro. A mesa de tampo de madeira disforme e as cadeiras verdes centralizam o espaço.
Já na cozinha, a ilha mescla tampo de dekton com marcenaria de lambri azul claro. A prateleira suspensa é de serralheira branca, mesma cor do revestimento de tijolinhos do backsplash.
O lavabo foi revestido com papel de parede degradê – que começa no tom azul usado pela marcenaria da cozinha até chegar na cor branca. O teto não tem gesso e uma lona iluminada garante uma luz suave. A bancada de dekton e o espelho em formato oval completam o ambiente.
Na parte íntima, a suíte infantil uniu os pedidos dos dois filhos: um quarto preto com planetas para o filho e um dormitório rosa para a filha – tudo em um mesmo cômodo, para que as crianças pudessem passar a infância juntas. A marcenaria divide o ambiente em dois níveis, e cada espaço é setorizado pelo papel de parede parede e pela roupa de cama de cores diferentes.
Já para os pais, a suíte master recebeu muita madeira e tons claros de laca. A porta do banheiro se camufla no painel da TV, que também abriga nichos e prateleiras.
Para o banho master, a intenção era aproveitar o máximo a estrutura entregue pela construtora. “Aqui, aumentamos o espaço dedicado ao armário para criar uma sala de banho com visor para o chuveiro e fizemos uma penteadeira feita sob medida”, finaliza o escritório.