Imagem Blog

CASACOR Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Tendências de decoração, arquitetura, design e paisagismo com curadoria
Continua após publicidade

Oscar 2022: conheça 3 casas que são protagonistas em filmes

Dentro do cinema, a casa onde os personagens residem pode ser considerada o elemento central no desenvolvimento da trama. Conheça algumas delas

Por Marina Pires/CASACOR
30 mar 2022, 11h00
Rancho Ataque dos Cães Oscar 2022
(Reprodução/Veja SP)

Dentro do cinema, a casa onde os personagens residem pode ser considerada o elemento central no desenvolvimento da trama. Da arquitetura às peças de design, tudo é pensado e confeccionado para que se torne o mais real possível para o público.  

Algumas realmente existem, como a Casa Elrod, projetada por John Lautner, que aparece no filme “007: Os Diamantes São Eternos”, enquanto outras foram especialmente desenvolvidas para o enredo, como o rancho do “Ataque dos Cães”, que rendeu a Jane Campion o Oscar de Melhor Direção

A seguir, conheça três casas que desempenham um papel significativo em filmes e séries: 

Continua após a publicidade

Parasita

 

Casa Filme Parasita
(Reprodução/Veja SP)

A trama central do super premiado filme Parasita se passa na casa de uma família rica na Coreia do Sul. Embora pareça ser uma habitação real, na verdade a residência foi projetada como uma série de cenários e trazida à vida pelo diretor de produção Lee Ha Jun.

Continua após a publicidade
Casa Filme Parasita Sala de Estar
(Reprodução/Veja SP)

A residência apresenta móveis de linhas minimalistas e grandes extensões de vidro, com abundância de iluminação natural, como na sala de estar, onde a janela foi projetada especificamente para as proporções de uma tela widescreen.

Ataque dos Cães

 

Rancho Ataque dos Cães Oscar 2022
(Reprodução/Veja SP)

A cenografia de Ataque dos Cães, da diretora Jane Campion, rendeu ao designer de produção Grant Major uma indicação ao Oscar 2022 pela projeção de um rancho de dois andares onde vivem os irmãos Phil e George Burbank, que se torna o pano de fundo para o drama que se desenrola.

Rancho Ataque dos Cães Oscar 2022
(Reprodução/Veja SP)

Major usou cores escuras e adicionou taxidermia à casa para criar a sensação sinistra enquanto transformava a paisagem circundante da Nova Zelândia em um rancho de Montana na década de 1920.

“Eu realmente queria mostrar essa tensão na arquitetura, fazendo-a parecer sombria e muito parecida com o ambiente hiper-masculino do personagem Phil”, conta Major.

007- Os Diamantes São Eternos

 

Casa Elrod John Lautner James Bond: Os Diamantes São Eternos.
(Reprodução/Veja SP)

A Casa Elrod, projetada pelo arquiteto americano John Lautner, tem um telhado de concreto em forma de cúpula e uma piscina em meia-lua que foi cenário para o filme de James Bond: Os Diamantes São Eternos.

Casa Elrod John Lautner James Bond: Os Diamantes São Eternos.
(Reprodução/Veja SP)

A residência fica em um local elevado no bairro de Araby Cove, em Palm Springs, e é considerada um exemplo de arquitetura orgânica – um ramo do modernismo que se caracteriza por utilizar formas naturais e menos planos retangulares, além de elementos da paisagem incorporados à construção.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.