Oscar 2022: conheça 3 casas que são protagonistas em filmes
Dentro do cinema, a casa onde os personagens residem pode ser considerada o elemento central no desenvolvimento da trama. Conheça algumas delas
Dentro do cinema, a casa onde os personagens residem pode ser considerada o elemento central no desenvolvimento da trama. Da arquitetura às peças de design, tudo é pensado e confeccionado para que se torne o mais real possível para o público.
Algumas realmente existem, como a Casa Elrod, projetada por John Lautner, que aparece no filme “007: Os Diamantes São Eternos”, enquanto outras foram especialmente desenvolvidas para o enredo, como o rancho do “Ataque dos Cães”, que rendeu a Jane Campion o Oscar de Melhor Direção.
A seguir, conheça três casas que desempenham um papel significativo em filmes e séries:
Parasita
A trama central do super premiado filme Parasita se passa na casa de uma família rica na Coreia do Sul. Embora pareça ser uma habitação real, na verdade a residência foi projetada como uma série de cenários e trazida à vida pelo diretor de produção Lee Ha Jun.
A residência apresenta móveis de linhas minimalistas e grandes extensões de vidro, com abundância de iluminação natural, como na sala de estar, onde a janela foi projetada especificamente para as proporções de uma tela widescreen.
Ataque dos Cães
A cenografia de Ataque dos Cães, da diretora Jane Campion, rendeu ao designer de produção Grant Major uma indicação ao Oscar 2022 pela projeção de um rancho de dois andares onde vivem os irmãos Phil e George Burbank, que se torna o pano de fundo para o drama que se desenrola.
Major usou cores escuras e adicionou taxidermia à casa para criar a sensação sinistra enquanto transformava a paisagem circundante da Nova Zelândia em um rancho de Montana na década de 1920.
“Eu realmente queria mostrar essa tensão na arquitetura, fazendo-a parecer sombria e muito parecida com o ambiente hiper-masculino do personagem Phil”, conta Major.
007- Os Diamantes São Eternos
A Casa Elrod, projetada pelo arquiteto americano John Lautner, tem um telhado de concreto em forma de cúpula e uma piscina em meia-lua que foi cenário para o filme de James Bond: Os Diamantes São Eternos.
A residência fica em um local elevado no bairro de Araby Cove, em Palm Springs, e é considerada um exemplo de arquitetura orgânica – um ramo do modernismo que se caracteriza por utilizar formas naturais e menos planos retangulares, além de elementos da paisagem incorporados à construção.