Maior roda-gigante da América Latina inaugura em São Paulo
Às margens do Rio Pinheiros, o projeto do escritório Levisky Arquitetos I Estratégia Urbana conta com aproximadamente 90 metros de altura
A partir do dia 9 de dezembro, quem passar pela Marginal Pinheiros poderá se surpreender com o visual inconfundível da mais nova roda-gigante da cidade de São Paulo. Com aproximadamente 90 metros de altura, sendo considerada a maior roda-gigante estaiada da América Latina, a Roda Rico, como foi nomeada, está localizada na área livre dentro do Parque Estadual Cândido Portinari, próximo à Estação Villa Lobos-Jaguaré da CPTM.
Ao total, são 42 cabines com capacidade para oito pessoas cada – todas equipadas com ar-condicionado e Wi-Fi. Cada rotação leva em média 25 a 30 minutos e utiliza tecnologia continuous loading, que permite um ciclo silencioso e a menor formação de filas, pois o embarque e o desembarque são feitos sem interromper a rotação.
Concebido pelo escritório Levisky Arquitetos I Estratégia Urbana, o projeto de implantação se caracteriza por um sistema construtivo que prioriza uma obra mais seca e limpa. Para Adriana Levisky, arquiteta responsável pelo projeto, o novo equipamento turístico tem o potencial de criar identidade, gerar um marco visual e paisagístico e, para além disso, criar uma possibilidade de visualização e de relação com a cidade e seus rios de um ponto de vista não usual: a cidade vista de cima.
O projeto composto por uma estrutura metálica de mais de 1.000 toneladas atende às premissas de sustentabilidade e acessibilidade. Dessa forma, foi instalado um sistema de captação de água de chuva para reutilização na irrigação das áreas de paisagismo. Além disso, a plataforma de embarque foi desenvolvida em estrutura metálica com lajes em steel deck, escadas e elevadores com caixa de corrida com componentes metálicos. Para os pisos das áreas externas, foi adotado sistema em bloco de concreto intertravado com bordas retas, que além de permitir a infiltração das águas de chuva, também minimiza a trepidação ao tráfego de dispositivos com rodas. A proposta prevê que o equipamento se torne um verdadeiro espaço de inclusão, permitindo encontros, contemplação e aprendizado.
A localização privilegiada não se deu à toa: o objetivo é acolher tanto quem mora em São Paulo, quanto quem por ela transita ou vem visitar; garantindo fácil acesso por trem, carro e bicicleta. A relação com o Rio Pinheiros também foi determinante para a escolha do endereço: “ao longo da história da cidade, com o seu crescimento, fomos perdendo a memória do rio, demos as costas a um elemento que merece nossa deferência. Assim, a Roda-Gigante é uma contribuição também para seu resgate em sua importância, com a possibilidade de nos apropriarmos da cidade a partir de uma perspectiva inédita, a 91 metros de altura”, explica Levisky.
Oficialmente a maior roda-gigante da América Latina e a maior roda-gigante já operada no Brasil, a Roda Rico supera em altura equipamentos instalados em cidades como Paris, Toronto e Chicago. O projeto terá ainda uma área de convivência integrada com o Cândido Portinari, correspondente a 3% da área total do parque.