Japan House São Paulo abre lounge esportivo dedicado às Olimpíadas
A exposição, que ficará aberta até 12 de setembro, celebra a abertura dos Jogos Olímpicos com informações sobre as modalidades esportivas e muito mais
A Japan House São Paulo apresenta entre 20 de julho e12 de setembro o Lounge Esportivo: Tokyo 2020. Com uma série de atividades e conteúdo acerca dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que tem início em 23 de julho na cidade de Tóquio, no Japão, o lounge traz elementos surpreendentes, novidades esportivas e informações sobre a organização das competições, incluindo as novas modalidades.
Os visitantes são recebidos pelas mascotes Olímpico e Paralímpico. A Miraitowa, representante dos atletas Olímpicos, traz no nome a junção das palavras japonesas Mirai e Towa, que significam futuro e eternidade. Já Someity é o resultado da fusão abreviada de Someiyoshino, palavra que alude aos que possuem um incrível poder mental e força física, e so mighty (tão poderoso, em inglês), para representar os atletas que superam obstáculos e redefinem os limites do que é possível.
Outro destaque apresentado é o pioneirismo japonês nos jogos de Tóquio de 1964, no desenvolvimento de símbolos e na adoção do design como ferramenta de comunicação. Para apresentar esta inovação, o lounge exibe um vídeo sobre os mais de 50 símbolos que representam cada esporte, expostos de forma lúdica para que o público possa interagir com cada um deles.
O lounge esportivo destaca ainda as principais novidades do evento, como as estreias do surfe e do skate, além dos esportes indicados pelo país anfitrião, como o karatê, que fará parte dos Jogos exclusivamente nesta edição; além do retorno do beisebol e softbol, por conta da imensa popularidade do esporte no Japão.
Com um espaço dedicado a elas, essas modalidades podem ser conhecidas através de projeções e monitores de TV apresentando os principais movimentos, manobras e golpes, além de informações relevantes que contam sua história, regras e curiosidades.
Há também uma área destinada aos esportes paralímpicos, com a exposição de equipamentos utilizados pelos atletas para a prática de modalidades como goalball e bocha, exclusivas dos Jogos Paralímpicos, além do rugby, basquete e tênis, disputados em cadeira de rodas.
A instituição também promove o projeto “Criadores”, que explora uma riqueza de possibilidades em tornos de temas como tecnologia, criatividade, arquitetura, ciência, esportes, entre outros, vindos diretamente do Japão.
O projeto será liderado por especialistas destas áreas, como Kengo Kuma, arquiteto responsável pelo projeto da Japan House São Paulo e também pelo Estádio Olímpico Nacional de Tokyo 2020; Kota Iguchi, motion designer japonês e um dos responsáveis por criar os movimentos animados dos pictogramas; além de professores, pesquisadores, atletas da área da ciência, entre outros.
Lounge Esportivo: Tokyo 2020
Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52
20 de julho a 12 de setembro
Entrada gratuita
Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
O “Lounge Esportivo: Tokyo 2020” conta com recursos de acessibilidade.
Veja também:
- Nendo assina pira olímpica do Jogos de Tokyo 2020
- As 7 obras arquitetônicas mais marcantes das Olimpíadas em Tóquio
- Philippe Starck assina medalha compartilhável para as Olimpíadas 2024