Em Itu, reforma transforma casa de campo no tão sonhado refúgio da família
O projeto arquitetônico assinado pelo Korman Arquitetos traz um projeto de interiores repleto de arte e proximidade com a natureza
Espaço associado ao conforto e à natureza, a casa de campo é o refúgio para os muitos que anseiam momentos de paz e tranquilidade, fugindo um pouco da vida corrida das grandes metrópoles. Neste projeto, revitalizar e renovar foram as palavras da vez e, assim, a reforma capitaneada pelo escritório Korman Arquitetos, das arquitetas Ieda e Carina Korman, que fazem parte do elenco CASACOR, transformou essa casa de campo, com 940 m², em um local ainda mais aconchegante e convidativo para a família.
Localizada no município de Itu, interior de São Paulo, a casa de campo transmite, à primeira vista, uma fachada imponente sob um esplêndido céu azul. A frente da casa antiga foi totalmente repaginada; painéis de madeira garapeira foram integrados.
No jardim de entrada, o projeto de paisagismo foi assinado pela paisagista Catê Poli, também do elenco CASACOR, que escolheu manter as palmeiras existentes e mesclar outras espécies como a congeia, bela-emília-branca, zamioculca, murta, moreia-branca, ipê-branco, fênix e clusia, entre outras, para deixar o clima ainda mais agradável.
Para o hall de entrada, a arquiteta Carina Korman lembra que a casa já possuía o pé-direito duplo, atributo que tornava a edificação perfeita para caprichar no uso de obras de arte maiores para preencher o espaço.
“Procuramos fazer um hall, ao melhor estilo entrada de hotel, com muita personalidade. Exploramos bastante as peças artísticas e, para completar, um lustre bem decorativo, com aros de led, logo chama atenção de quem adentra a casa. O resultado ficou maravilhoso!”, conta orgulhosa.
A sala de estar segue o mood contemporâneo presente no hall de entrada e, para quebrar o excesso de branco nesse espaço mais íntimo e gostoso, as profissionais apostaram em um tapete azul para adicionar um pouco de cor.
“Uma solução bem interessante dessa integração foi que, após retirarmos a parede que terminava a casa, aproveitamos o pilar para construir uma lareira escultural que passou a dividir a sala de estar da sala de televisão. O elemento será muito bem aproveitado nas noites de inverno, quando a família poderá se reunir para ver um filme e se aquecerem juntos”, explicou Carina Korman.
Com direito a uma vista esplendorosa para o jardim, o quarto principal foi realizado em cores neutras e sóbrias para proporcionar leveza.
“Aplicamos o branco na pintura e na marcenaria, em grande parte do quarto, para caracterizar aquele visual clean, afinal é uma casa pensada essencialmente para o descanso”, disse Carina.
Na composição, o protagonismo da suíte remete ao banheiro: inteiramente reformado e ampliado, o cômodo ganhou uma bancada de mármore travertino romano e porcelanato amadeirado que se estende do piso às paredes. Possui também uma área externa com banheira freestanding e revestimento de pedra madeira, típica da região de Itu.
Ainda não contentes apenas com a parte principal da casa de campo, as arquitetas vislumbraram, onde não havia nada, um anexo com área gourmet, saunas, spa e espaços de convivência. Construída para ser um caixote de vidro, a área está totalmente imersa na paisagem e possui vistas tanto para a casa quanto para a mata.