Coachella 2022: conheça as principais instalações artísticas do festival
Após 2 anos, o festival retorna acompanhado por um conjunto impressionante de instalações criadas por artistas e designers do mundo todo
Os portões do Coachella finalmente reabriram pela primeira vez desde 2019, revelando uma série de instalações de grande escala assinadas por designers, arquitetos e artistas de diversas nacionalidades, que abrangem uma variedade de tópicos urgentes e temas globais em torno da sustentabilidade ambiental – da reutilização ao diálogo multicultural.
A seguir, separamos as 6 principais instalações artísticas presentes no Coachella 2022. Confira!
The Playground, por Architensions
Assinado pelo estúdio Architensions, The Playground mescla uma praça italiana com a vibração colorida do sul da Califórnia.
Organizado em uma estrutura de grade modular, o projeto toma forma como um agrupamento de quatro torres, variando de 12 a 20 metros de altura e ligadas por pontes suspensas.
À noite, esses blocos espelhados brilham com a luz das performances e atividades ao redor do evento.
Cocoon (BKF + H 300), por Martin Huberman
Para muitas pessoas, uma cadeira é apenas uma cadeira, mas para o arquiteto argentino Martin Huberman um tipo específico de cadeira é uma parte vital da contribuição artística de seu país para o mundo, e ele quer que as pessoas tenham um encontro próximo com sua criação no Coachella.
Usando centenas de réplicas da onipresente cadeira borboleta, Huberman e seu escritório de arquitetura Estúdio Normal criaram um casulo de cinco andares a partir das molduras das cadeiras que oferecerão sombra durante o dia e uma luz inspirada em borboleta à noite.
A instalação representa a icônica cadeira BKF, que foi inventada em 1938 por três arquitetos argentinos e desde então tem sido produzida em massa em todo o mundo.
Cachorros Florais, por Oana Stănescu
Inspirada em seu próprio cachorro, um vira-lata chamado Perry, a arquiteta romena Oana Stănescu criou três cães de 5 metros de altura para o festival.
“Por um lado, é apenas um local de encontro, um lugar para encontrar sombra e aproveitar a diversão dessas grandes criaturas, mas, por outro, acho que há algo que podemos aprender com a Mãe Natureza, animais e lealdade, amor e carinho sem limites ”, disse Stănescu.
Cada cão está em uma posição diferente: um está de pé, outro está sentado e o outro está se alongando, ou talvez fazendo ioga ou convidando alguém para brincar!
Buoyed, por Kiki Van Eijk
O Buoyed, da designer holandesa Kiki Van Eijk, apresenta uma bóia de grandes dimensões azul, verde e esbranquiçada, cada uma coberta com um elemento escultural diferente, incluindo uma borboleta, um moinho de vento e folhas de palmeira.
“Eles são alegres, mas quase de uma maneira conceitual, como âncoras para se segurar, porque neste momento nos últimos anos tudo está tão caótico que acho que muitas pessoas sentem que precisam de âncoras”, disse a designer.
As bóias são feitas de concreto, estuque e aço, têm cerca de quatro andares e devem transmitir otimismo sobre o futuro, disse a artista.
Circular Dimensions x Microscape, por Cristopher Cichocki
Circular Dimensions x Microscape, do artista Cristopher Cichocki, responde ao uso da água e à história do deserto.
O pavilhão de 15 metros, feito de 7 mil metros de tubo de PVC, é combinado com seus meios de pinturas de vídeo microscópicas através de microscópios digitais e composições originais misturadas com música experimental e esculturas feitas de sal marinho e cracas do Salton Sea.
A instalação também apresenta uma nova tecnologia de som de última geração chamada L-ISA.
La Guardiana, por Ramon e Christian Cardenas
A dupla de marido e mulher Ramon e Christian Cardenas de El Paso, Texas, criaram um guardião para o festival com La Guardiana.
Ela é a guardiã dos imigrantes ao redor do mundo, e está presente com 9 metros de altura no Coachella 2022 usando uma máscara com chifres e segurando seu bebê em um xale que está pendurado sobre ela enquanto ela observa o festival.