Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Carta ao leitor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Alice Granato é redatora-chefe da Veja São Paulo. Jornalista e escritora, formada pela Puc-SP, trabalhou em algumas das principais redações do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde nas áreas de cidades, cultura e modo de vida; na Revista Veja com comportamento; na revista Serafina da Folha de S. Paulo fazendo perfis e entrevistas de grandes personalidades da cultura; editou a revista Bestuji com os mais importantes fotógrafos brasileiros; foi correspondente da revista Gula de gastronomia por mais de uma década; entre muitas outras publicações como a Elle, com reportagens de arte, life-style e viagens. É autora do livro “Sabor do Brasil” da editora Sextante Artes, do “Fabricando Chocolate”, da mesma editora e da coletânea para crianças “Saborzinho do Brasil”, da Bazar do Tempo. Alice também dirige o Acervo Ivald Granato, cuidando da memória e da obra do seu pai, o artista plástico fluminense, Ivald Granato.

Reencantar

A redatora-chefe, Alice Granato, escreve sobre conversa com a cantora e compositora cabo-verdiana Mayra Andrade, entre outros destaques da edição

Por alice.granato
14 nov 2025, 08h00
mayra-andrade
Mayra Andrade aterrissa em São Paulo: a força do canto cabo-verdiano (Daryan Dornelles/Divulgação)
Continua após publicidade

Não consigo imaginar nenhuma data mais importante hoje para o Brasil que o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, feriado em todo o país. A luta antirracista é diária e precisa estar, intrinsecamente, em casa, nas escolas, nas instituições, na política, na arte. Ninguém pode mais suportar nenhuma forma de racismo, e é no combate cotidiano e no permanente estado de alerta que isso vai mudando.

Ainda levará muito tempo para sentirmos as transformações efetivas, apesar dos muitos avanços comemorados nesta edição. Posso dizer que me emocionei em vários momentos elaborando as pautas e editando as reportagens. A começar pela capa, com a cantora e compositora Mayra Andrade, cabo-verdiana como Cesária Évora (1941-2011).

mayra-andrade
Mayra Andrade chega a São Paulo para sua turnê ReEncanto (Daryan Dornelles/Divulgação)

Duas mulheres que nos tocam profundamente com seu canto. A voz de Mayra é de uma beleza exuberante, assim como ela, que foi fotografada em Lisboa, onde vive, pelo grande Daryan Dornelles, autor do livro Retratos Sonoros — um apaixonado por música, que parece extrair sons de suas fotos, pela profundidade dos retratos. O texto de Tomás Novaes nos leva a embarcar pelos caminhos que Mayra percorreu e percorre. Pois ela chega a São Paulo, na sua turnê ReEncanto, com shows lotados.

Nas Amarelinhas, a paulistana Ynaê Lopes dos Santos, bacharel, mestre e doutora pela USP, especialista em história da escravidão no Brasil, enfatiza a importância da data e discorre sobre temas cruciais do momento. Ela comemora os avanços e a posse da primeira mulher negra na Academia Brasileira de Letras, a escritora Ana Maria Gonçalves. “Agora quero ver a Conceição Evaristo também eleita”, afirma, em entrevista a Melina Dalboni.

Continua após a publicidade
ynaê-lopes-dos-santos
Especialista em história da escravidão, Ynaê aponta questões cruciais e comemora avanços (Camilla Maia/Divulgação)

Seguimos com uma matéria belíssima de Ana Mércia Brandão sobre a abertura da exposição do artista plástico Emanoel Araujo, fundador do Museu Afro Brasil. Ele completaria 85 anos neste sábado (15), e em sua homenagem também dedicamos a coluna Mural SP.

Emanoel Araújo
Emanoel Araújo, fundador do Museu Afro Brasil, ganha exposição no Farol Santander (Rogério Voltan/Divulgação)
Continua após a publicidade

Força para lutar e reencantar. Boa leitura!

Publicado em VEJA São Paulo de 14 de novembro de 2025, edição nº 2970

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 29,90/mês