Imagem Blog

Carta ao leitor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Alice Granato é redatora-chefe da Veja São Paulo. Jornalista e escritora, formada pela Puc-SP, trabalhou em algumas das principais redações do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde nas áreas de cidades, cultura e modo de vida; na Revista Veja com comportamento; na revista Serafina da Folha de S. Paulo fazendo perfis e entrevistas de grandes personalidades da cultura; editou a revista Bestuji com os mais importantes fotógrafos brasileiros; foi correspondente da revista Gula de gastronomia por mais de uma década; entre muitas outras publicações como a Elle, com reportagens de arte, life-style e viagens. É autora do livro “Sabor do Brasil” da editora Sextante Artes, do “Fabricando Chocolate”, da mesma editora e da coletânea para crianças “Saborzinho do Brasil”, da Bazar do Tempo. Alice também dirige o Acervo Ivald Granato, cuidando da memória e da obra do seu pai, o artista plástico fluminense, Ivald Granato.

No coração do Brasil

Os destaques do novo anexo do Masp, tema da capa da semana de Vejinha

Por Alice Granato
21 mar 2025, 08h00
lina-bo-bardi-desenho-masp
Desenho original de Lina Bo Bardi (Luis Hossaka/Divulgação)
Continua após publicidade

Um dos maiores símbolos da capital e do país, o Museu de Arte de São Paulo, obra icônica de Lina Bo Bardi, tem agora um anexo. Batizado com o nome do diretor artístico fundador, Pietro Maria Bardi (1900-1999), o edifício será aberto ao público na sexta (28), mais que dobrando a estrutura do museu.

novo-anexo-do-masp
Dois em um: potência duplicada com o novo edifício e a expectativa de receber 2 milhões de visitantes por ano (Rômulo Fialdini/Veja SP)

O Masp espera fazer saltar dos atuais 500 000 para 2 milhões o número de visitantes anuais. A equipe inteira da instituição está na maior expectativa para a tão esperada inauguração. Foi nesse clima de alegria e ansiedade que a reportagem de Vejinha visitou o edifício. O repórter Mattheus Goto e o fotógrafo Romulo Fialdini passaram uma tarde lá para produzir esta belíssima capa.

romulo-fialdini
O mestre da fotografia Romulo Fialdini, autor da capa (Romulo Fialdini/Divulgação)

O presidente, Heitor Martins, enfatizou que é um momento muito importante para a nossa cultura. Sem sombra de dúvida, um presente imenso para São Paulo e para a arte brasileira. “A sensação, ao entrar no anexo com a equipe do museu, foi a de presenciar algo histórico para a cidade e a cultura nacional. Deu até um frio na barriga, imaginando que no futuro as pessoas vão pensar sobre este momento”, conta o repórter.

Continua após a publicidade
masp-identidade-visual
A nova identidade visual do museu (Estúdio de design Porto Rocha/Divulgação)

Como palco da democracia, o que se espera é que nesta nova fase o museu e seus curadores tenham uma pauta cada vez mais plural, com a fundamental valorização da história da arte do país e a antena ligada nos novos tempos e movimentos. Com essa máquina a todo vapor nas mãos, o Masp tem tudo para alçar um belo voo com horizontes inimagináveis. Boa leitura.

Publicado em VEJA São Paulo de 21 de março de 2025, edição nº 2936.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.