Imagem Blog

Carta ao leitor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Alice Granato é redatora-chefe da Veja São Paulo. Jornalista e escritora, formada pela Puc-SP, trabalhou em algumas das principais redações do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde nas áreas de cidades, cultura e modo de vida; na Revista Veja com comportamento; na revista Serafina da Folha de S. Paulo fazendo perfis e entrevistas de grandes personalidades da cultura; editou a revista Bestuji com os mais importantes fotógrafos brasileiros; foi correspondente da revista Gula de gastronomia por mais de uma década; entre muitas outras publicações como a Elle, com reportagens de arte, life-style e viagens. É autora do livro “Sabor do Brasil” da editora Sextante Artes, do “Fabricando Chocolate”, da mesma editora e da coletânea para crianças “Saborzinho do Brasil”, da Bazar do Tempo. Alice também dirige o Acervo Ivald Granato, cuidando da memória e da obra do seu pai, o artista plástico fluminense, Ivald Granato.

Tapete brasileiro

A redatora-chefe escreve sobre a reportagem com diretoras de cinema brasileiras, a matéria com a artista Anna Bella Geiger e o roteiro em um navio de luxo

Por Alice Granato
3 jan 2025, 08h00
cineastas-brasileiras
A equipe de produção de moda e beleza reunida, com a cineasta Anna Muylaert ao centro e o repórter Mattheus Goto (de azul), no estúdio do fotógrafo Paulo Vitale (sentado à esq.) (Paulo Vitale/Veja SP)
Continua após publicidade

É com muito orgulho que abrimos o ano com essa capa, que traz a força e a expressão das mulheres no cinema nacional. Diretoras de diferentes gerações, consagradas e estreantes, estampam a reportagem que revela o brilho delas na telona. Com obras críticas de cunho social, político e ambiental, Dira, Anna, Marianna, Patrícia, Sabrina e Petra abordam questões cruciais do novo tempo.

cineastas-brasileiras
Dira Paes voando como um pássaro no ensaio fotográfico (Paulo Vitale/Veja SP)

Em uma alusão ao tapete vermelho, elas pisam aqui em tapetes artesanais, feitos à mão com fibras naturais e produzidos no Piauí pela Trapos & Fiapos. Para o cenário da capa, também tingimos uma lona com Terracor, criação do arquiteto e paisagista Leo Laniado.

Ainda compuseram o cenário bancos do Xingu, sugestão do arquiteto Marcelo Rosenbaum, que nos auxiliou com a cenografia. O repórter Mattheus Goto e o fotógrafo Paulo Vitale trabalharam com uma grande equipe de produção de moda e beleza para a gente chegar a esse resultado fantástico!

Ainda pelo Brasil, embarcamos em um luxuoso navio, visitando praias paradisíacas e o Arquipélago de Abrolhos.

Continua após a publicidade
navio-abrolios-bahia-cruzeiros-navios-luxo
O navio SH Vega em viagem por paraísos do Brasil, como Abrolhos (Swan Hellenic/Divulgação)

E trazemos na edição mais uma mulher inspiradora, a artista carioca Anna Bella Geiger, que, aos 91 anos, cria sem pensar em parar.

anna-bella-geiger-arte-brasileira
A artista plástica Anna Bella Geiger, que, aos 91 anos, brilha em três exposições e não pensa em parar (Ane Tamane/Divulgação)
Continua após a publicidade

Feliz ano novo. Vai, Brasil!

Publicado em VEJA São Paulo de 3 de janeiro de 2024, edição nº 2925

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.