Confraria do Pasmado troca Vila Madalena por Pinheiros para dar mais segurança aos foliões
Tradicional bloco da Vila Madalena, o Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado vai mudar de endereço neste ano. Após sete anos arrastando foliões pelas ruas do bairro no domingo que antecede o Carnaval, o Confraria desfilará neste ano em Pinheiros em duas datas: 8 (domingo) e 14 (sábado) de fevereiro. A concentração será na esquina […]
Tradicional bloco da Vila Madalena, o Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado vai mudar de endereço neste ano. Após sete anos arrastando foliões pelas ruas do bairro no domingo que antecede o Carnaval, o Confraria desfilará neste ano em Pinheiros em duas datas: 8 (domingo) e 14 (sábado) de fevereiro. A concentração será na esquina da Rua Padre de Carvalho com a Avenida Faria Lima e o bloco seguirá em direção ao Largo da Batata, onde fará sua dispersão. “Estamos mudando com dor no coração. Mas o bloco cresceu muito e a Vila já não nos comporta”, diz o mestre de bateria e um dos diretores do bloco, Ronaldo Bitello.
A mudança, segundo Bitello, foi motivada não por uma exigência dos moradores da Vila Madalena, mas por uma necessidade de dar mais conforto às pessoas. “Sempre tivemos ótimo relacionamento com a associação de moradores, mas não queríamos ficar em um ambiente em que não poderíamos controlar a segurança”, afirma o mestre.
O Confraria do Pasmado surgiu em 2003 como uma roda de samba criada por amigos que se encontravam no bar Mercearia, ali na Rua Rodésia. Em 2007, resolveram colocar o bloco na rua. No primeiro ano, atraíram trezentas pessoas que fizeram uma volta em torno da Praça Rafael Sapienza. Em 2013, já com a explosão do Carnaval de rua na cidade, o Confraria teve um público estimado de 12 000 pessoas. No ano passado, 25 000 foliões dançaram ao som de sambas clássicos, marchinhas, hits de axé e músicas próprias.
“O Confraria é um bloco família. Vemos o Carnaval como uma manifestação popular, não como um mercado. É diferente dos blocos do Rio de Janeiro que vêm para cá. Nós prezamos pelo samba paulistano”, diz Bitello, que comanda uma bateria com sessenta ritmistas.
Em 2015, além de mudar de endereço, o Confraria estreia desfilando também no sábado de Carnaval, dia 14. “Nossa decisão é incentivar o Carnaval de rua de São Paulo que está voltando com força total, por isso faremos um segundo desfile na manhã de sábado”, diz o mestre.
No dia 8 de fevereiro, a concentração começa às 13h e o desfile acontecerá pela Avenida Brigadeiro Faria Lima. Já no dia 14, a concentração será às 8h, e a estimativa é que o desfile atraía um público menor. “Neste dia, queremos sair pelas ruas internas de Pinheiros e atrair os moradores.”, diz Bitello.
Serviço:
Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado
08/02 – Domingo
Local: Rua Padre de Carvalho com a Avenida Faria Lima
Horário: 13h
14/02 – Sábado
Local: Rua Padre de Carvalho com a Avenida Faria Lima
Horário: 8h
Gostou do Confraria do Pasmado e vai desfilar com eles? Curta a página deles aqui no Facebook.