Aplicativo cria rede social que promove o empréstimo de objetos domésticos
Num passado distante, era comum contar com a ajuda do vizinho caso faltasse algo em casa, desde utensílios domésticos até comida. Era só bater na porta dele e pedir uma xícara de açúcar, feijão, sal… +18 hamburguerias que aceitam vale-refeição Agora, um aplicativo tem o objetivo de resgatar essa prática por meio de uma rede social. Criado há […]


No aplicativo Tem Açúcar é possível pedir qualquer objeto emprestado, de formas de bolo a abridor de vinho (Foto: Reprodução)
Num passado distante, era comum contar com a ajuda do vizinho caso faltasse algo em casa, desde utensílios domésticos até comida. Era só bater na porta dele e pedir uma xícara de açúcar, feijão, sal…
+18 hamburguerias que aceitam vale-refeição
Agora, um aplicativo tem o objetivo de resgatar essa prática por meio de uma rede social.
Criado há pouco mais de um ano, o Tem Açúcar? (o nome é uma alusão à antiga prática de pegar esse item emprestado) funciona da seguinte maneira: primeiro, você se cadastra gratuitamente no aplicativo com sua conta do Facebook. Depois, se quiser algo emprestado, vai para a tela “Pedir Emprestado” e informa o que precisa: furadeira, escada, forma de bolo etc.
Seu pedido entra numa lista de solicitações, que fica disponível no aplicativo. Se alguém tiver o item e quiser emprestar, clica no botão “ajuda” e entra em contato com você, via chat.
Dá para escolher o raio de distância, em metros ou quilômetros, que se deseja emitir o pedido. Quanto maior o raio, mais vizinhos podem ajudar.
+ Seis destinos para viajar em novembro por até 299 reais

Vizinhos próximo emprestam coisas uns aos outros de forma gratuita (Foto: Divulgação)
As solicitações podem ser as mais incomuns possíveis. No meu perfil, já surgiram pedidos como “babosa”, “barraca de acampamento”, “kefir de leite” (probiótico produzido pela fermentação do leite), entre outros itens.
+ Desconto em diversos rodízios da capital
O aplicativo está disponível para Android e iOS.