VÍDEO: Cobra píton passa por cirurgia para a retirada de ovos entalados
Uma cobra píton do Zoológico Quinzinho de Barros, em Sorocaba, passou por cirurgia para a retirada de ovos não fecundados que estavam entalados em seu corpo. Com quatro horas e trinta minutos de duração, o procedimento foi realizado por cinco médicos veterinários na clínica da Universidade de Sorocaba (Uniso). + Cão que perdeu movimento das patas […]
Uma cobra píton do Zoológico Quinzinho de Barros, em Sorocaba, passou por cirurgia para a retirada de ovos não fecundados que estavam entalados em seu corpo. Com quatro horas e trinta minutos de duração, o procedimento foi realizado por cinco médicos veterinários na clínica da Universidade de Sorocaba (Uniso).
+ Cão que perdeu movimento das patas volta a andar e dona se emociona
O trabalho foi acompanhado por alunos. A coordenadora do curso, Ana Carolina Correa Porto Rossi explicou que a cirurgia é considerada “incomum”. Equipe da universidade gravou um vídeo da cirurgia:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ghyMwRy0IlE?feature=oembed&w=500&h=281%5D
A serpente, que vive no zoológico há cerca de vinte anos, preocupava os veterinários pela falta de apetite e perda de peso. Após passar por exames em fevereiro, foi constatado que ela tinha cinco ovos não fecundados retidos no organismo. Uma semana antes da cirurgia, os médicos fizeram novos exames e constataram que havia apenas um ovo retido. “Não se sabe se ela expeliu ou absorveu os outros”, disse a professora. A serpente então foi encaminhada para cirurgia.
+ Novo programa de TV mostra rotina dos cachorros da Polícia Militar
Após ser anestesiado e entubado, o animal passou por exames de ultrassom e radiografia para que os veterinários pudessem ver a posição do óvulo para guiar a infusão cirúrgica. O local do corte foi a 1,5 metro da cauda. Quando abriram o animal, a equipe encontrou um ovo calcificado e treze presos no organismo da serpente. Para o problema não acontecer novamente, a serpente foi castrada.
O animal, que mede cerca de 3 metros, está em recuperação no zoológico. A píton recebe constantemente acompanhamento médico veterinário e visitas de estudantes da universidade.
+ Vídeo: pit bull escala parede de quase 4 metros de altura
Em natureza, a espécie Python reticulatus habita as florestas tropicais úmidas de lugares como Indochina, Indonésia, Filipinas, e faz naturalmente a postura de 25 a 80 ovos, que são incubados pela fêmea por cerca de noventa dias.