Hospital veterinário gratuito da Zona Oeste passa a cobrar por atendimento
Medida surge depois de "reestruturação financeira" da entidade que mantém o espaço; futuro dos outros endereços do tipo é incerto

Aberto no começo do ano, o hospital veterinário gratuito da Zona Oeste passará a cobrar pelos atendimentos. Trata-se do terceiro endereço do tipo inaugurado na capital, mas o primeiro sem convênio com a prefeitura – ou seja, é mantido apenas pela iniciativa privada e doações. A medida surge após uma “reestruturação financeira” da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP), principal mantenedora e atual gestora do local.
A cobrança começa no próximo dia 5. As consultas ficaram com preços populares, por 30 reais. A administração será compartilhada entre a Anclivepa-SP e a entidade de proteção Ampara Animal.
O endereço de 380 metros quadrados faz atualmente cerca de 300 atendimentos por dia, que incluem consultas, cirurgias e exames. Fica na Rua Manuel Jacinto, 249, Vila Sônia.
Os outros dois hospitais veterinários do tipo da cidade, na Zona Leste e na Zona Norte, comandados também pela Anclivepa-SP e mantidos por verba municipal, seguem com atendimento gratuito até pelo menos o dia 31 de dezembro, quando vencem os contratos com a prefeitura. Se os documentos não forem renovados, os espaços têm futuro incerto.