Dica do especialista: morte por chumbinho
Desconfio que meu gato tenha sido envenenado com chumbinho. Como proceder? A primeira medida é levá-lo a um veterinário para tentar a desintoxicação. “Caso o gato não resista, é fundamental que seja feita a necropsia para determinar a causa da morte”, explica a promotora Vania Tuglio, do Gecap, divisão do Ministério Público que combate, entre […]
Desconfio que meu gato tenha sido envenenado com chumbinho. Como proceder?
A primeira medida é levá-lo a um veterinário para tentar a desintoxicação. “Caso o gato não resista, é fundamental que seja feita a necropsia para determinar a causa da morte”, explica a promotora Vania Tuglio, do Gecap, divisão do Ministério Público que combate, entre outros problemas, crimes contra animais. “Outra providência fundamental é conseguir provas ou indícios da autoria da ação, como testemunhas ou fotos de alguém colocando o veneno em algum recipiente, por exemplo.”
Todos os documentos devem ser levados a uma delegacia para o registro do boletim de ocorrência. Assim, uma investigação deverá ser iniciada. Vania ressalta que o chumbinho é uma substância ilegal e quem vender ou armazenar o item pode ser penalizado com até quatro anos de prisão.
Mande sua pergunta para o e-mail bichosvejasp@abril.com.br.