Dez filmes estrelados por cachorros
Selecionei dez filmes em que os cãezinhos são protagonistas ou, como coadjuvantes, roubam a cena dos atores humanos. Qual é seu favorito? 1- Marley & Eu (2008), de David Frankel Trata-se de um ícone dos longas-metragens caninos. Tem chororô garantido. Inspirado em uma história real, que virou best-seller, conta a trajetória de Marley, um labrador arteiro. 2- 101 Dálmatas (1996), […]
Selecionei dez filmes em que os cãezinhos são protagonistas ou, como coadjuvantes, roubam a cena dos atores humanos. Qual é seu favorito?
1- Marley & Eu (2008), de David Frankel
Trata-se de um ícone dos longas-metragens caninos. Tem chororô garantido. Inspirado em uma história real, que virou best-seller, conta a trajetória de Marley, um labrador arteiro.
2- 101 Dálmatas (1996), de Stephen Herek
Uma família tenta salvar seus 101 dálmatas pintadinhos das mãos da maldosa Cruella de Vil, que quer transformá-los em extravagantes casacos de pele.
3- Os Batutinhas (1994), de Penelope Spheeris
Nesse remake, fica difícil escolher quem é mais fofo: as crianças ou o cãozinho Petey. Da raça american bulldog, o peludo tem como charme um círculo feito com maquiagem ao redor de seu olho direito.
4- Beethoven – O Magnífico (1992), de Brian Levant
O são bernardo mais famoso da telona, acostumado a babar litros e sujar a casa toda, fez tanto sucesso que ganhou nada menos que sete sequências cinematográficas.
5- Cujo (1983), de Lewis Teague
Em contrataste com o fofucho Beethoven, o são bernardo do longa Cujo bota medo nos telespectadores. Baseada em um livro de terror de Stephen King, a trama envolve o mascote homônimo, que é mordido por um morcego e contrai raiva. A partir daí, ele corre atrás de quase todo o elenco e faz jorrar muito sangue falso.
6- Sempre ao Seu Lado (2009), de Lasse Hallström
Inspirado por uma história real, é uma das fitas queridinhas dos amantes dos animais. Todos os dias, o lindo cão da raça akita, batizado de Hachiko, espera na estação de trem por seu dono voltar do trabalho, até mesmo após a morte dele. Preparem os lenços.
7- Lassie – A Força do Coração (1943), de Fred Wilcox
O personagem da elegante rough collie surgiu de um conto literário. Depois, virou filmes e série de televisão. A primeira produção foi lançada em 1943, estrelando Elizabeth Taylor ainda criança.
8- O Artista (2011), de Michel Hazanavicius
O jack russell terrier brilhou com seus truques neste filme mudo. Uggie participou da cerimônia do Oscar, ganhou estrela na calçada da fama e até lançou uma biografia, que conta sua trajetória de quase vítima de sacrifício à estrela hollywoodiana. Vale dizer que ele já se aposentou e gosta de passar as tardes perto da piscina, sob o Sol. Ele merece.
9- K-9 – Um Policial Bom Pra Cachorro (2009), de Rod Daniel
Ao lado de James Belushi, o pasto alemão faz o papel de Jerry Lee, um cão farejador de drogas que trabalha para a polícia. O roteiro ganhou duas sequências, uma em 1999 e outra em 2002.
10- O Mágico de Oz (1939), de Victor Fleming
Quem não simpatiza com Totó, companheiro fiel de Dorothy? O coitadinho (cujo nome verdadeiro era Terry) foi pisoteado sem querer por um dos atores, que interpretava um guarda da bruxa do mal, e quebrou o pé. Precisou ser substituído por um dublê durante quinze dias. Seu salário era de 125 dólares por semana. Ao final das filmagens, a protagonista Judy Garland quis adotá-lo, mas o treinador de Terry não abriu mão do pet.
E aí, faltou algum? Para mais dicas cinematográficas, sugiro o blog do meu colega de redação Miguel Barbieri Jr., o Tudo Sobre Cinema.