Risqué lança coleção de esmalte e internautas questionam machismo
Esmalte é um assunto totalmente ligado ao mundo das mulheres. Qualquer rodinha de amigas acaba comentando a cor do esmalte de uma ou de outra. Quando alguma famosa aparece por aí com uma cor diferente, logo vira burburinho… É fato! + Transformação: Sophia Abrahão corta os cabelos por sua personagem em Alto Astral Na tarde de segunda (23), […]

Esmalte é um assunto totalmente ligado ao mundo das mulheres. Qualquer rodinha de amigas acaba comentando a cor do esmalte de uma ou de outra. Quando alguma famosa aparece por aí com uma cor diferente, logo vira burburinho… É fato!
+ Transformação: Sophia Abrahão corta os cabelos por sua personagem em Alto Astral
Na tarde de segunda (23), a marca de esmaltes Risqué enfrentou um grande problema nas redes sociais. A coleção Inverno 2015, apelidada de “Homens que Amamos”, foi criticada por enaltecer gestos que deveriam ser normais vindo de homens. Na visão de muitos internautas (incluindo feministas), atitudes como preparar o jantar para a mulher ou dizer “eu te amo” deveriam ser considerada normais, e não enaltecidas. O assunto acabou se tornando um dos mais comentados do dia no Twitter.
+ Coleção de maquiagem de Julia Petit para a M.A.C está praticamente esgotada
‘Fê mandou mensagem’, ‘João disse eu te amo’, ‘Leo mandou flores’, ‘Zeca chamou pra sair’, ‘Guto fez o pedido!!’ e ‘André fez o jantar’ são os polêmicos nomes dos esmaltes que integram a linha (Foto: Tatiana Izquierdo)
‘André fez o jantar’, ‘Guto fez o pedido’ ou ‘João disse eu te amo’ são alguns dos nomes polêmicos que se tornaram um problema para a marca. Segundo a empresa, a coleção foi desenvolvida com base nos assuntos mais ‘falados entre as rodinhas de amigas’. Foi o que bastou para iniciar-se uma campanha contrária à série.
+ Transformação: Hilary Duff entra na onda dos cabelos coloridos
No dia do lançamento da nova coleção, no restaurante Ruella, na Zona Sul, no começo de março, a Risqué preparou alguns mimos para as mulheres, como presentear as convidadas com um mini buquê de flores e contratar ‘manicuros’ (homens) para esmaltar as unhas de quem passava pelo local.
+ Ana Hickmann mostra boa forma durante sessão de fotos em Ilhabela
Manicures homens pintavam as unhas das mulheres no dia do lançamento da coleção, em São Paulo (Foto: Reprodução/Facebook)
O que eu penso do acontecido? Sim, também acho que a marca não deveria ter enaltecido atitudes normais em qualquer relacionamento sadio. Um homem fazer o jantar ou dizer que ama sua mulher não precisa ser comemorado, mas sim encarado como tarefa de ambos. O que devemos comemorar é a existência do respeito e da valorização de tantas atitudes bacanas de um homem para uma mulher. E vice-versa, porque homens também têm seus sentimentos.
+ Corte chanel e unhas ‘stilleto’ são algumas das apostas de beleza da novela Babilônia
Outra boa dica é não generalizar situações. Sim, existem homens e homens, atitudes e atitudes, mulheres e mulheres. Vamos pensar em algo mais amplo na hora das homenagens e parar de atribuir as campanhas aos ‘assuntos de meninas’. Essa generalização acaba criando novos preconceitos, o que não é bacana. Afinal de contas, alguns homens se sentiram ofendidos com a campanha e mulheres homossexuais também usam esmalte, não é mesmo?
Em nota, a Risqué afirma que “lança coleções semestralmente, com temas do cotidiano, como as recentes linhas inspiradas no futebol, na fé e em viagens. A coleção ‘Homens que Amamos’ foi inspirada em gestos de carinho e respeito vindos de pessoas que amamos. A marca considera todo tipo de discussão positiva e reafirma que está sempre atenta aos comentários de seus consumidores.”
Veja a repercussão negativa, e até engraçadíssima, que a campanha gerou nas redes sociais:
#homensrisque Porque afinal, a gente vive em função das atitudes incríveis dos homens, né? #SQN pic.twitter.com/HnacGo15ri
— Sam Shiraishi (@samegui) 23 março 2015
essa ideia do #homensrisque é aquele tipo de ideia que parece genial e na hora agá é uma burrada. tipo roberto carlos comendo carne friboi
— cynara menezes (@cynaramenezes) 23 março 2015
A segunda edição da Linha #HomensRisque homenageará celebridades com os esmaltes Goleiro Bruno, Dado Dolabella e Chris Brown. Tons de roxo.
— Leo Pollisson (@leopollisson) 23 março 2015
Tiago pede nude o dia todo mas nunca namoraria uma mina que mandou nude pra ele #homensrisque #homensqueamamos
— Cookie Monster (@barnaboa) 23 março 2015
Bruno não queria assumir o filho e mandou assassinar Elisa #homensrisque
— Catarina (@BinahIre) 23 março 2015
luiz diz que mulher mulher no volante é perigo constante mas perdeu a carteira de habilitação por excesso de multa e infração #homensrisque
— root (@harrisonweIIs) 23 março 2015
ainda dá tempo de fazer meu #homensrisque nem todo homem, não pode generalizar?
— clara averbuck (@claraaverbuck) 23 março 2015
wagner está ofendidinho #homensrisquè
— Ale Siedschlag (@alesie) 23 março 2015
Risqué Roxo Violência Doméstica #HomensRisqué
— Miss Ândrica (@quem_liga) 23 março 2015
Risqué Francisco Acha Que Ajuda Muito Na Casa Lavando Louça Enquanto Você Faz Toda Faxina #HomensRisqué
— dona b. (@entojo) 23 março 2015
Risque Gustavo Não Estou Pronto Pra Um Relacionamento Agora #HomensRisque
— Ana Paula de Almeida (@napaulices) 23 março 2015
Um outro vacilo dessa campanha #homensrisque é deduzir que só mulher hetero usa esmalte né? Se pá faltou um POUQUINHO de pesquisa
— Rubens (@rubensxd) 23 março 2015
“Jorge justifica sua masculinidade batendo em gay, lésbica e travesti na rua” #homensrisque
— Rafael Teixeira (@rafacteixeira) 23 março 2015
Ricardo Acha Que Existe Mulher Pra Transar e Mulher Pra Casar #homensrisque
— Clara C. (@kakau) 23 março 2015
Felipe Disse Que Eu Era Histérica Porque Respondi Pra Ele. #homensrisque
— Gabrielhama Bianco (@gabibianco) 23 março 2015
Pablo – homem não chora #homensrisque
— Thaíspetacular (@Thais_Goncales) 23 março 2015
Mauricio, dono de agência, acha que fulana é inteligente e criativa, mas bota um homem no comando que é pra impor respeito #homensrisque
— Juliana Franzon (@julianafranzon) 23 março 2015