Mostra reúne fotografias da favela Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte
'Retratistas do Morro' expõe registros dos moradores tirados entre 1960 e 1990 e está em cartaz no Sesc Pinheiros
Retratistas do Morro, em cartaz a partir do dia 20 no Sesc Pinheiros, reúne centenas de registros fotográficos do cotidiano na segunda maior favela do Brasil (perde só para a Sol Nascente, em Brasília). Em Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, os fotógrafos Afonso Pimenta e João Mendes, moradores dali, construíram um acervo de cerca de 320 imagens, registradas entre 1960 e 1990. Pimenta começou a fotografar como assistente de Mendes, que se estabeleceu como um dos primeiros fotógrafos profissionais do bairro.
+Gilmar Pinna inaugura exposição na Avenida Paulista no feriado
Com curadoria de Guilherme Cunha e expografia de Ricardo Amado, a mostra narra a história visual da comunidade a partir de três temáticas: os retratos, registrados em estúdio e nas residências; os bailes, que focam em festas de soul; e o espaço das becas, com imagens de crianças e jovens na formatura escolar. Sessenta áudios com entrevistas completam o projeto, já exposto em Minas Gerais. A exposição ainda conta com uma playlist de Misael Avelino, fundador da Rádio Favela, que rememora a efervescência dos bailes black mineiros.
Sesc Pinheiros. Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, ☎ 3095-9400. ♿ Ter. a sáb., 10h30/21h. Dom. e feriados, 10h30/18h. Grátis. Até 20/11. sescsp.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 14 de junho de 2023, edição nº 2845