Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo

Projeto Vídeo nas Aldeias, de cinema indígena, ganha mostra no Masp

Público pode conferir quatro filmes em exibição na Sala de Vídeo

Por Ana Mércia Brandão
15 jun 2025, 10h00
video-nas-aldeias-masp
'Yaõkwa – Imagem e Memória', em cartaz no Masp (Vincent e Rita Carelli/Divulgação)
Continua após publicidade

O que começou como um projeto de documentação de comunidades indígenas em 1986, pelo franco-brasileiro Vincent Carelli, se consolidou como um programa de formação de cineastas indígenas no Brasil. Os resultados dos quase quarenta anos de trabalho podem ser vistos na Sala de Vídeo: Vídeo nas Aldeias, que inaugura no Masp nesta sexta-feira (13).

Parte da programação do museu dedicada ao tema Histórias da Ecologia, a exposição exibe três vídeos produzidos no contexto do projeto Vídeo nas Aldeias, com curadoria de Isabela Ferreira Loures. Amne Adji Papere Mba – Carta Kisêdjê para o RIO+20 (2012), de Kamikia Kisêdjê, é um vídeo manifesto das mulheres Kisêdjê contra o desmatamento das florestas e a poluição dos rios decorrentes da construção da usina de Belo Monte, no Xingu.

video-nas-aldeias-masp
Frame do vídeo ‘Yaokwa’ (Vincent e Rita Carelli/Divulgação)

Bicicletas de Nhanderú (2011), de Ariel Duarte Ortega Kuaray Poty e Patrícia Ferreira Pará Yxapy, oferece uma imersão na espiritualidade presente no cotidiano dos Mbya-Guarani da aldeia Koenju. Yaõkwa – Imagem e Memória (2020), de Vincent e Rita Carelli, acompanha o retorno à comunidade Enawenê Nawê, no Mato Grosso, para devolver imagens filmadas ao longo de quinze anos pelo Vídeo nas Aldeias.

O Vídeo nas Aldeias foi criado 1986 pelo antropólogo e documentarista franco-brasileiro Vincent Carelli. Desde 1997, o projeto expandiu suas atividades para incluir oficinas audiovisuais realizadas junto aos povos indígenas e passou a distribuir equipamentos de filmagem para que os participantes tivessem autonomia na representação de sua própria cultura.

Continua após a publicidade

Masp – Edifício Lina. Avenida Paulista, 1578, 3149-5959. → Ter., 10h/22h (grátis). Qua., qui. e dom., 10h/18h. Sex., 10h/22h (grátis, 18h/21h). Sáb., 10h/22h. RS 75,00. Até 10/8.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.