Por dentro da obra > Beleza Pura (2006), de Beatriz Milhazes
Conheça mais sobre essa tela da artista carioca, que é um dos grandes nomes da arte contemporânea mundial
Quem é a artista? A carioca Beatriz Milhazes faz pinturas, colagens, gravuras, projetos para cenários e esculturas.
Feito mundial. O recorde da obra mais cara de uma artista brasileira viva é dela. A tela Meu Limão (2000) foi vendida em 2012 pelo equivalente a 4,2 milhões de dólares hoje.
Não se engane. Apesar de festivos e afáveis, os trabalhos de Beatriz são composições calculadas meticulosamente.
Formas preferidas. Figuras geométricas, linhas estilizadas, ditas arabescos, e muitas rosas são recorrentes em suas obras.
Reino das cores. Sua paleta é vibrante, remete ao Carnaval. Ela também cria figuras com tons diferentes da mesma cor, vide a flor de núcleo azul-marinho que fica mais suave nas pontas.
Pintura decalcada. Beatriz não pinta a tela diretamente. primeiro, aplica camadas de tinta em faixas. Depois, coloca essas tiras na superfície. À maneira de um adesivo ou carimbo, marca então o tecido com formas coloridas. “Normalmente, eu me foco na pintura das 13 às 19 horas, durante os dias da semana”, explica a artista sobre sua rotina.
Referências. Tarsila do Amaral inspira as suas composições, que ganham ritmo, cores e texturas. Os títulos, vide Beleza Pura, não definem o resultado, ela avisa. servem como só mais um elemento para ajudar a navegar pelas peças.