Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo

Planta original paisagística do Ibirapuera é exibida pela primeira vez

Mostra joga luz à trajetória de Otavio Augusto Teixeira Mendes

Por Ana Mércia Brandão
1 jul 2025, 16h41
Parque Ibirapuera: mais amado de SP
Parque Ibirapuera: mais amado de SP (Léo Martins/Veja SP)
Continua após publicidade

A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, no Morumbi, exibe ao público pela primeira vez os desenhos originais dos projetos paisagísticos do Parque Ibirapuera e do Parque Estadual da Cantareira, ambos desenvolvidos pelo arquiteto paisagista Otavio Augusto Teixeira Mendes.

A mostra Otavio Augusto Teixeira Mendes – Patrimônio do Paisagismo Brasileiro, em  parceria com o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, destaca como Teixeira Mendes foi pioneiro no uso de árvores nativas em projetos de paisagismo moderno da cidade de São Paulo.

Em paralelo, Roberto Burle Marx vinha seguindo pelo mesmo caminho no Rio de Janeiro, com uma proposta muito parecida de valorização da flora nativa brasileira.

Essa é a primeira apresentação pública do trabalho e da personalidade das obras do paisagista Otavio Teixeira Mendes. Formado em engenharia agrônoma na ESALQ-USP, com pós-graduação em paisagismo na Universidade de Columbia, nos EUA, ele atuou como Diretor do Serviço Florestal do Estado de São Paulo (atual Horto Florestal de São Paulo), defendendo a pesquisa e políticas públicas voltadas para o conhecimento e valorização da flora da Mata Atlântica brasileira.

Neste domingo (6), em 3 de agosto e em 6 de setembro, sempre às 11h, a curadora Cássia Mariano realiza visitas guiadas no parque da Fundação, com a proposta de levar ao público curiosidades e informações valiosas sobre o desenho do parque e os princípios do projeto, além de destacar características da vegetação local nativa.

Continua após a publicidade

Durante todo o ano de 2025, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano exibe, também, D. Pedro II, 200 anos – O homem revisto por documentos inéditos, que apresenta ao público peças raras e pouco conhecidas do acervo da Fundação, com curadoria de Paulo Rezzutti e da pesquisadora Cláudia Thomé Witte.

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Avenida Morumbi, 4077, Morumbi, 3742-0077. Ter. a dom., 10h/17h30. R$ 40,00 (ter., grátis).

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.