Obras da ítalo-brasileira Pietrina Checcacci focam na perspectiva feminina
Exposição, em cartaz a partir da terça (4) na Galatea, dialoga com a estética da “Pop Art brasileira”
Pietrina Checcacci: Táticas do Corpo inaugura nesta terça (4), na Galatea, com cerca de quarenta obras da artista ítalo-brasileira nascida em 1941 e texto crítico de Fernanda Morse.
Os trabalhos datam desde a década de 1960 — época em que a artista se debruçou em torno do universo político, como em Sob o Signo de Câncer, da série O Povo Brasileiro (1967/1968) — até os dias atuais. Além de dialogar com a estética da Nova Figuração Brasileira, conhecida como a “Pop Art brasileira”, as obras de Checcacci focalizam o corpo a partir de uma perspectiva feminina, como em Evaterra (1971).
Em sua produção recente, ela retoma esses temas, nas inéditas Yes, Nós Temos Bananas e Outras Cositas Más (2022) e Juntos e Misturados (2024).
Galatea. Rua Oscar Freire, 379, Jardim Paulista, ☎ 3475-0099. Seg. a qui., 10h/19h. Sex., 10h/18h. Sáb. 11h/15h. Até 13/07.
Publicado em VEJA São Paulo de 31 de maio de 2024, edição nº 2895