Mostra reúne projetos de Burle Marx para SP que nunca saíram do papel
'Paisagem Construída: São Paulo e Burle Marx' explora sua relação com a natureza e revela ideias inéditas para pontos icônicos de São Paulo
Paisagem Construída: São Paulo e Burle Marx traz uma nova visão sobre o trabalho do paisagista paulistano (1909-1994). A exposição reúne desenhos, maquetes, fotografias, croquis e plantas, com peças do Instituto Burle Marx, criado em 2019. Elas compõem uma mostra com três eixos temáticos: Ecologista Urbano, Obras Icônicas e Projetos em São Paulo.
+Edifício Pina recebe exposição panorâmica de Jonathas de Andrade
No primeiro, o público vê documentos e registros sobre a atuação na preservação do verde. O segundo pode ser chamado de “espaço penetrável”, uma sala escura na qual são projetadas imagens de obras que foram importantes para o desenvolvimento do espaço público, como o Parque do Flamengo, no Rio.
A última seção, e a principal delas, reúne os trabalhos desenvolvidos por Marx e sua equipe para a capital paulista, além de projetos inéditos e nunca executados para locais da cidade, caso do Parque Ibirapuera, da Praça da Sé e do Vale do Anhangabaú. Em vídeos, os visitantes podem ver imagens aéreas dos espaços atuais sobrepostas pelas plantas antigas. A curadoria é de Guilherme Wisnik, Helena Severo e Isabela Ono.
Centro Cultural Fiesp, Avenida Paulista, 1313, ☎ 3146- 7938. ♿ Qua. a dom., 10h/20h. Grátis. Até 5/2. centrocultural.fiesp.com.br.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 26 de outubro de 2022, edição nº 2812