‘Autorretrato I’ e outras dez obras de Tarsila do Amaral entram em cartaz
Exposição comemora o centenário da clássica pintura e marca os 60 anos do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão
Centenário Autorretrato I de Tarsila do Amaral abre neste sábado (6), no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, no interior paulista, e marca os 100 anos do clássico Autorretrato I, de Tarsila do Amaral.
A exposição traz um panorama da produção da artista modernista até os anos 1950, a partir de 11 obras de Tarsila, todas pertencentes ao Acervo dos Palácios, departamento da Secretaria da Casa Civil.
A mais antiga, A Samaritana, é de 1911, fase acadêmica da artista. A exposição passa pela fase antropofágica da modernista até chegar em 1954, com a obra Estudo de procissão (painel I).
Integram a mostra, ainda, retratos de outras personalidades da época, próximas à artista, como a escritora portuguesa Fernanda de Castro e o poeta paulista Mário de Andrade.
Centenário Autorretrato I de Tarsila do Amaral faz parte das comemorações dos 60 anos do Palácio Boa Vista e fica em cartaz até 15 de setembro.
Na mesma data, entra em cartaz a exposição Olhar a Terra, Ver o Céu, que inaugura uma nova sala do palácio dedicada a exposições temporárias de artistas contemporâneos convidados.
Com curadoria de Rachel Vallego, a exposição propõe uma discussão sobre a paisagem na contemporaneidade a partir de 41 obras da produção de quatro artistas: Danielle Noronha, Henrique Detomi, Maurício Parra e David Almeida e fica em cartaz até 6 de outubro.
Palácio Boa Vista. Avenida Adhemar Pereira de Barros, 3001, Jardim Dirce, Campos do Jordão. Qua. a dom. 10h/12h. 14h/17h (permanência até 17h30). Grátis.