Nina Pandolfo abre exposição imersiva com obras que expôs ao redor do mundo
Conhecida por retratar meninas de olhos gigantes, expressivos e cheios de doçura, ela leva trabalhos inéditos ao Pátio Higienópolis

Após rodar por 37 cidades de dezessete países, as obras de Nina Pandolfo, conhecida por retratar meninas de olhos gigantes, expressivos e cheios de doçura, chegam com uma roupagem imersiva ao Pátio Higienópolis, na terça (8), em Morada. “Expor em shopping é uma novidade absoluta para mim. É bom porque vou conseguir expandir o público para além do que está acostumado a ir a museu e galeria”, diz.

Nos 250 metros quadrados do vão central do centro de compras estarão quatro galerias, cada uma revelando um aspecto da produção da artista. Fotos de exposições e murais das duas últimas décadas vão contar a história de suas viagens. Em outra galeria, o público poderá “entrar” dentro de obras de Nina que foram expostas no exterior. “Quando estou pintando, imagino todo um ambiente. Só que na pintura fica o estático, sem som, sem movimento. E nesta sala vai ter tudo isso, além de reproduzir o processo da pintura, em que os elementos aparecem gradativamente”, explica.
Um destaque é a exibição de duas telas originais de seu acervo pessoal, nunca antes exibidas, que retratam seus bichos de estimação. “Essas eu pintei para mim”, conta. Nina também criou obras inéditas especialmente para a exposição, coloridas com tinta fluorescente pelo ambiente.

A artista construiu uma sólida carreira internacional a partir dos anos 2000, quando começou a pintar murais pelo mundo, além de participar de exposições. No currículo da pintora nascida em Tupã (SP), figuram países como Cuba, Azerbaijão e Bahrein — onde atualmente participa de uma coletiva —, além de outros como Alemanha e Escócia — onde, em 2007, grafitou a fachada do Castelo Kelburn, junto com OsGemeos e o artista Nunca.
Shopping Pátio Higienópolis. Avenida Higienópolis, 618, Vão Central, Higienópolis. → Todos os dias, 12h/20h. Grátis. Até 8/6.
Publicado em VEJA São Paulo de 4 de abril de 2025, edição nº 2938.