Nara Roesler exibe tapetes produzidos a partir de locais históricos
Individual de Marcos Chaves, 'Sangue Azul' traz obras inéditas

Sangue Azul, na Nara Roesler a partir deste sábado (7), apresenta trabalhos inéditos de Marcos Chaves. Trata-se de tapetes em tons de vermelho, produzidos em 2025, pendurados na parede, e um carpete cobrindo todo o chão da sala.
As peças reproduzem fotografias tiradas pelo artista de um veludo da Coleção Eva Klabin, no Rio de Janeiro, e do chão acarpetado de locais históricos europeus, como a escadaria que leva ao único trono existente de Napoleão Bonaparte, no Palácio de Fontainebleau, na França. Há ainda Our love will grow vaster than empires (2025), verso do poeta inglês Andrew Marvell inscrito em um pedaço de veludo e fincado na parede por um canivete suíço, em diálogo com duas obras readymade (objetos cotidianos apresentados como arte).
Em paralelo, a galeria exibe a coletiva Ruído Estelar, com 36 obras selecionadas a partir da ideia do ruído das estrelas, de catorze artistas (de Bruno Dunley e Mônica Ventura a Julio Le Parc e Tomie Ohtake).
Galeria Nara Roesler. Avenida Europa, 655, Jardim Europa, ☎2039-5454. → Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 11h/15h. Grátis. Até 16/8.
Publicado em VEJA São Paulo de 6 de junho de 2025, edição nº 2947.