Musical de ‘Brás Cubas’, de Machado de Assis, reestreia no Teatro UOL
Montagem traz uma visão moderna do romance baseada na carnavalização, salientando seu aspecto cômico-fantástico

Adaptação da diretora Regina Galdino para a obra-prima de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, apresentada pela primeira vez em 2017, reestreia na quarta (5), no teatro UOL. A montagem transforma num musical a história do anti-herói Brás Cubas, símbolo do homem burguês, sem escrúpulos e sem ética, que nos revela a continuidade de um comportamento oportunista que ainda ecoa no Brasil, desde o século XIX.
Na interpretação de Marcos Damigo, o narrador e protagonista, um “defunto autor”, se assume como tendo sido um aristocrata medíocre em vida, mas ainda assim consegue, através do riso e da sedução, conquistar a empatia do público.
A montagem traz uma visão moderna do romance baseada na carnavalização, salientando seu aspecto cômico-fantástico. Lançando mão de recursos da dança e da música, a encenação promove um diálogo entre artes, incluindo aí o próprio teatro e a literatura. Com uma narrativa não linear fiel à obra original, o personagem dialoga com a plateia, canta, dança, discorre sobre seus envolvimentos amorosos e episódios de sua vida enquanto passeia pelas agruras da sociedade de seu tempo.
Teatro UOL. Shopping Pátio Higienópolis, ☎3823-2323 → Qua. e qui., 20h. Até 10/4. R$ 20,00 a R$ 100,00. teatrouol.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 28 de fevereiro de 2025, edição nº 2933.