Exposição ‘Memórias da Independência’ inaugura nova sala do Museu do Ipiranga
A mostra abrange as comemorações da Independência, de 1822 a 2022, e os outros movimentos de separação ocorridos durante o império
Inaugurando a nova sala de exposições de curta duração do Museu do Ipiranga, a mostra Memórias da Independência está em cartaz até 26 de março.
+ Farol Santander completa cinco anos de atividade com nova exposição
Com um ar-condicionado que permite, pela primeira vez, o recebimento de obras de outros acervos, o espaço reúne cerca de 130 itens relacionados à ruptura política entre Brasil e Portugal, como pinturas, esculturas e fotografias, entre outros.
Com curadoria de Paulo César Martins, Maria Aparecida de Menezes Borrego e Jorge Pimentel Cintra, a mostra é dividida em dois núcleos temáticos: as comemorações da Independência, de 1822 a 2022, e os outros movimentos de separação ocorridos durante o império, como a Revolução Pernambucana de 1817, e suas celebrações.
Para compor o catálogo, foram reunidas obras de doze instituições culturais e de coleções particulares, como o cartão postal Palácio de Festas, de 1922, com foto de A.C. da Costa Ribeiro mostrando um dos edifícios construídos para a Exposição Internacional do Centenário da Independência, no Rio de Janeiro.
Museu do Ipiranga. Rua Xavier de Almeida, s/nº, Ipiranga. → Ter. a dom., 11h/17h. Até 26/3. Grátis. museudoipiranga.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 1 de fevereiro de 2023, edição nº 2826
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.