Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Masp inaugura maior mostra da carreira da artista concreta Judith Lauand

Outras duas novas exposições completam a tríade de estreias do museu, incluindo 'Madalena Santos Reinbolt: uma Cabeça Cheia de Planetas'

Por Tomás Novaes
25 nov 2022, 06h00

O 1º andar do Masp sedia, a partir desta sexta (25), Judith Lauand: Desvio Concreto, a maior mostra individual da carreira da artista concreta que completou 100 anos de vida em 2022.

+ Exposição fotográfica une obras de Maureen Bisilliat e Pierre Verger

Com mais de sete décadas de produção, a pintora paulista foi pioneira ao ser a única mulher integrante do Grupo Ruptura, coletivo que reuniu interessados em desenvolver a arte concreta no Brasil em 1952.

Com curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do museu, e de Fernando Oliva, a mostra reúne documentos pessoais e 124 obras de Judith, como Acervo 29, Concreto 33 (1956), a primeira dela a integrar a coleção do Masp.

Continua após a publicidade

A seleção traz um panorama histórico que evidencia sua transição do figurativismo — a representação de paisagens, figuras, pessoas, natureza — para a geometria abstrata, com foco nas décadas de 50 e 60.

Essa não é a única novidade da instituição. Na galeria do 1º subsolo, é inaugurada no mesmo dia a exposição Madalena Santos Reinbolt: uma Cabeça Cheia de Planetas, com 44 pinturas e tapeçarias da artista autodidata baiana (1919-1977). No 2° subsolo, Sala de vídeo: Aline Motta completa a tríade de estreias com a exibição de três vídeos da artista carioca, produzidos entre 2017 e 2019.

Masp. Avenida Paulista, 1578, ☎ 3149-5959. → Ter., 10h/20h. Qua. a dom., 10h/18h. R$ 50,00 (grátis às terças). Até 2/4. masp.org.br.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 30 de novembro de 2022, edição nº 2817

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.