Kobra faz mural em homenagem a vítimas de Covid-19 em Pinheiros
Obra, que prega união entre diferentes religiões, tem 28 metros de largura e 7 de altura
O artista Eduardo Kobra inaugurou um novo mural em São Paulo na última quinta (6), em homenagem as mais de 400 000 pessoas vítimas de Covid-19, chamado Memorial da Fé. Trata-se de um painel de 28 metros de largura e 7 de altura, produzido em um dos muros da Igreja do Calvário, que fica no cruzamento entre as ruas Henrique Schaumann e Cardeal Arcoverde, no bairro de Pinheiros.
Na obra, que remete à união necessária em tempos de pandemia, o grafiteiro traz retratos de cinco crianças usando máscaras, com as mãos em prece. Em cada um dos acessórios de proteção, há símbolos que remetem a cinco religiões: islamismo, budismo, cristianismo, judaísmo e hinduísmo. “No começo da pandemia, fiz essa arte em menor escala. Com o valor arrecadado com a venda desses trabalhos, ajudamos 20 000 pessoas em situação de rua”, explica Kobra.
Não é a primeira vez que o artista pinta um dos muros da Igreja do Calvário. Ele já ocupou esse espaço, segundo sua contabilidade, mais de cinco vezes. Dois dos trabalhos que fez por lá pertencem à série Muro das Memórias, que trazia cenas da história da cidade de São Paulo na primeira metade do século 20.
“Tinha a opção de fazer esse mural em Nova York ou em São Paulo. Optei por aqui, porque havia no muro que trabalhei uma obra minha já bastante deteriorada e eu queria fazer uma renovação. Outra questão é que ali me sinto em casa, foi um dos primeiros lugares que pintei fora do bairro onde fui criado, o Campo Limpo”, detalha o artista, que segue em quarentena com a família em sua casa, na Zona Oeste.
Obrigada pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para conferir minhas postagens no Instagram.