Imagem Blog

Arte ao Redor

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Exposição no IMS tem fotografias de Jorge Bodanzky no período da ditadura

Fotografias e documentários refletem sobre os 60 anos do golpe militar pelas lentes do profissional

Por Mattheus Goto
29 mar 2024, 06h00

O Instituto Moreira Salles propõe uma reflexão sobre os 60 anos do golpe militar pelas lentes do fotógrafo e cineasta Jorge Bodanzky. Com curadoria de Thyago Nogueira, a exposição Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985 exibe fotografias, trechos de filmes, projeções em super-8 e reportagens televisivas.

O profissional registrou cenas em viagens por todo o país, em especial no Norte e Nordeste. As fotografias jogam luz não só sobre os centros urbanos, mas mostram outra realidade: a violência no campo e a devastação ambiental causadas pelas políticas desenvolvimentistas do governo autoritário.

Entre os sete longa-metragens produzidos por Bodanzky no período estão Iracema: uma transa amazônica (1974), com codireção de Orlando Senna, Jari (1979) e Terceiro milênio (1980), dirigidos em parceria com Wolf Gauer.

O artista teve que enfrentar a censura e a falta de financiamento para conceber as obras, que questionavam a ideia do progresso disseminada no período.

Bodanzky nasceu em São Paulo em 1942, em uma família de austríacos refugiados do nazismo. Cursou arquitetura na Universidade de Brasília, o que lhe proporcionou um convívio com intelectuais e artistas, como Athos Bulcão e Amélia Toledo.

Continua após a publicidade

Com o cerco da ditadura militar, em 1966, mudou-se para a Alemanha para estudar na Escola de Design de Ulm, sob orientação do cineasta Alexander Kluge. De volta ao Brasil dois anos depois, começou a trabalhar para as revistas Manchete e Realidade e a produzir as obras em exposição.

IMS Paulista. Avenida Paulista, 2424, ☎ 2842-9120. → Ter. a dom., 10h/20h. Grátis. Até 28/7. ims.com.br.

Publicado em VEJA São Paulo de 29 de março de 2024, edição nº 2886

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.