Japan House retrata a beleza do cotidiano em imagens de duas fotógrafas
É a primeira vez que os trabalhos de Tokuko Ushioda chegam à América Latina, em diálogo com fotos de Rinko Kawauchi
A Japan House estabelece um diálogo intergeracional sobre o cotidiano, a partir dos olhares de duas fotógrafas em quatro séries fotográficas, na mostra A vida que se revela. Rinko Kawauchi, 52, e Tokuko Ushioda, 84, foram destaque no Kyotographie International Photography Festival 2024, que promove a exposição em São Paulo, em colabo ração com a Japan House.
É a primeira vez que os trabalhos de Ushioda chegam à América Latina. Na série Ice Box, ela documenta, ao longo de 22 anos, a intimidade de famílias de parentes e amigos, utilizando geladeiras como um ponto de referência. Em My Husband, compartilha cenas do cotidiano com seu marido e filha em um pequeno aparta mento na década de 1970.
Kawauchi, que já teve obras expostas no MAM-SP, em 2007, apresenta as séries Cui Cui, composta por momentos do ciclo de vida de sua família ao longo de treze anos, como o falecimento do avô e o nascimento do sobrinho, e as it is, com os três primeiros anos de vida de sua filha.
Japan House. Avenida Paulista, 52. ☎ 3149-5187. Ter. a sex., 10h/18h. Sáb., dom. e feriados. 10h/19h. Grátis. Até 13/4/2025. japanhousesp.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 22 de novembro de 2024, edição nº 2920.