Itaú Cultural abre novo andar de exposições com quase 200 obras
Distribuídos em 280 metros quadrados, trabalhos vão de 1889 ao presente, de Tarsila do Amaral a Adriana Varejão
O Itaú Cultural abriu, nesta quarta-feira (22), um novo andar expositivo, com 280 metros quadrados. O Espaço Milú Villela – Brasiliana: Arte Moderna e Contemporânea vai funcionar no sétimo andar do prédio da Avenida Paulista, que antes abrigava uma sala multiuso, para exibir algumas das mais de 15 000 obras pertencentes ao Acervo Itaú Unibanco.
“O planejamento começou há dois anos. Diferente dos outros dois espaços voltados ao acervo, que foram desenvolvidos para serem permanentes, esse vai trazer exposições de longa duração, para podermos mostrar novas obras”, diz Sofia Fan, gerente de Artes Visuais e Acervos do Itaú Cultural.
A inauguração acontece com a exposição Brasil das Múltiplas Faces, que reúne 185 obras de 150 artistas, datando de 1889 aos dias atuais e incluindo pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas, objetos e dois vídeos. “Ao selecionar tantas obras, quis apresentar a noção de que não existe apenas uma história da arte brasileira, existem histórias, e fazer o visitante se sentir numa reserva técnica”, explica o curador Agnaldo Farias.
Estão em cartaz nomes como Alberto da Veiga Guignard, Ana Elisa Egreja, Adriana Varejão, Claudia Andujar e Di Cavalcanti. O nome da sala homenageia Milú Villela, que presidiu a instituição por dezoito anos, de 2001 a 2019.
Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149, ☎ 2168-1777. → Ter. a sáb., 11h/20h. Dom. e feriados, 11h/19h. Grátis.
Publicado em VEJA São Paulo de 24 de outubro de 2025, edição nº 2967.
Confira a programação musical do Comer & Beber Experience 2025
Metanol: Ministrão recebe terceira notificação e pode ser fechado novamente
Peças do acervo de Hebe Camargo serão vendidas a partir de R$49 por brechó em SP
O que provar no Comer & Beber Experience. Confira os cardápios
Mileide Mihaile conta em detalhes por que se separou de Wesley Safadão