Grafiteiro Daniel Melim terá mostra com obras inéditas em museu em 2026
Artista é conhecido por seus murais em São Paulo e outras cidades do mundo
Daniel Melim vai exibir obras inéditas na Pinacoteca de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, no ano que vem, entre os dias 31 de janeiro e 28 de março. O paulista de São Bernardo é um dos principais nomes da arte de rua no Brasil, conhecido por suas artes com stencil, um tipo de graffiti.
Na exposição, intitulada Reflexos Urbanos: A Arte de Daniel Melim, será exibido um conjunto de doze obras, sendo oito delas inéditas. São trabalhos que marcaram sua trajetória e outros que apontam novos caminhos em sua produção, incluindo uma pintura em grande formato — 2,5m x 12m — e um mural coletivo que será produzido ao longo da mostra, no qual os visitantes poderão experimentar técnicas como stencil e lambe-lambe.
A curadoria de Baixo Ribeiro evidencia como Melim transforma referências visuais do cotidiano em obras que geram reflexão crítica e criam pontes entre o espaço público e o institucional. Será um mergulho no processo criativo do artista a partir do olhar de dentro do ateliê.
Em 2025, Melim participou de uma residência artística no Centre International des Récollets, em Paris, no contexto da Temporada Brasil-França, criando um mural em vidro e atividades educativas com crianças, que foram continuadas após seu retorno ao Brasil no Centro Cultural Jardim Limpão, em São Bernardo do Campo. Ele também tem dedicado seu tempo ao Instituto Daniel Melim, voltado para arte, educação e impacto social.
Em 2013, uma obra de Melim foi eleita a mais representativa de São Paulo em uma pesquisa da Vejinha: o Mural Luz, na Avenida Prestes Maia. A empena de 25 x 30 metros na Luz foi uma das primeiras na cidade a utilizar patrocínio de empresas por meio da Lei Cidade Limpa. O mural ficou no local por mais de dez anos até ser apagado em 2023.
Além de São Paulo, Melim já fez murais em cidades como Viena, na Áustria, e Paris, além de sua cidade natal, São Bernardo do Campo.
Pinacoteca de São Bernardo do Campo. Rua Kara, 105, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo. Ter., 9h/20h. Qua. a sex., 9h/17h. Sáb., 10h/16h. Grátis. A partir de 31/1. Até 28/3.
Festival gratuito da Heineken: descubra quem são os artistas no line-up
Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’
Alta performance para a gastronomia profissional
‘Conselhos de um Serial Killer Aposentado’ une suspense e humor sombrio
Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo