Galeria mineira Mitre abre sede em São Paulo
Espaço estreia com mostra de obras que exploram memórias e metáforas sobre deslocamento e transformação de seis artistas de seu portfólio

A galeria mineira Mitre transformou um galpão de uma antiga funilaria na Rua da Consolação em sua primeira sede na capital paulista, inaugurada na última semana com a exposição Ritos de Água, Fios de Fé. Nesse segundo espaço, a galeria, aberta em 2023 por Rodrigo Mitre, em Belo Horizonte, estreia a mostra com obras que exploram memórias e metáforas sobre deslocamento e transformação de seis artistas de seu portfólio.
Os fluminenses Aline Motta, que mescla técnicas como fotografia e videoarte em seus trabalhos, e Wallace Pato, que retrata cenas do cotidiano carioca em suas pinturas, dividem espaço com os mineiros davi de jesus do nascimento, cujo nome artístico se escreve inteiro em letras minúsculas, Luana Vitra, Marcos Siqueira e Rafael RG. Há instalações, esculturas, fotografias e pinturas sobre embarcações, visões astronômicas, seres híbridos e intersecções temporais.

Mitre Galeria. Rua da Consolação, 2761, Jardins. → Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 10h/16h. Fecha no Carnaval. Grátis. Até 22/3.
Publicado em VEJA São Paulo de 28 de fevereiro de 2025, edição nº 2933.