Conheça as fotos premiadas que entram em cartaz no World Press Photo 2025
Exposição na Caixa Cultural traz 42 imagens vencedoras de concurso mundial; três brasileiros estão entre os vencedores

A exposição World Press Photo 2025 abre na Caixa Cultural na terça (5) com 42 imagens vencedoras da 68ª edição do concurso homônimo, considerado o maior prêmio de fotojornalismo do mundo. Os registros retratam temas como política, gênero, migração, conflitos armados e crise climática.
A foto do ano é da palestina Samar Abu Elouf, do The New York Times, com o registro de Mahmoud Ajjour, menino de 9 anos ferido durante um ataque israelense a Gaza, em março de 2024, que resultou na amputação de seus braços.

O concurso adota um modelo regional de premiação, em que cada fotógrafo concorre pela região onde as fotografias foram produzidas. Neste ano, a novidade é a mudança de um para três vencedores nas categorias Fotografia Individual e Reportagem em cada região do mundo, além de um por região na categoria Pprojeto de Longo Prazo, aumentando os premiados de 33, no ano passado, para 42 em 2025. Foram recebidas 59.320 inscrições, enviadas por 3.778 fotógrafos, de 141 países.
Quem são os brasileiros em cartaz
Há profissionais de 31 nações em cartaz, sendo três brasileiros: Amanda Perobelli, Anselmo Cunha, ambos com trabalhos que retratam os impactos das chuvas no Rio Grande do Sul, e André Coelho, que fotografou torcedores botafoguenses após a conquista do time na Libertadores.
O surfista Gabriel Medina surgindo de uma onda durante as Olimpíadas de Paris aparece em outra foto campeã, que rodou o mundo, do francês Jerome Brouillet.
Caixa Cultural. Praça da Sé, 111, centro, ☎ 3321- 4400. → Ter. a dom., 8h/19h. Grátis. Até 28/9.
Publicado em VEJA São Paulo de 1º de agosto de 2025, edição nº 2955.