Cartunista Venes Caitano expõe pinturas inéditas na Mário de Andrade
Mostra na Hemeroteca estabelece um diálogo com o poema 'Ode ao Burguês' e tematiza o excesso de informação e as fake news
O cartunista Venes Caitano apresenta 24 obras inéditas na individual ÓDIO, MÁRIO, ÓDIO: cíclico, fecundo, fundamento, sem perdão!, em cartaz a partir desta sexta (12) na Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade.
Com curadoria de Gilberto Maringoni, a mostra estabelece um diálogo com o poema Ode ao Burguês, recitado pelo escritor modernista, Mário, na Semana de Arte Moderna, em 1922, e marca uma transição de Caitano da ilustração à pintura, explorando materiais como óleo e carvão sobre tela, colagem e folha de ouro.
As obras, desenvolvidas entre 2018 e 2020, convidam o público a questionar as narrativas que moldam sua compreensão da realidade em tempos de excesso de informação e fake news.
Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade. Rua Doutor Bráulio Gomes, 139, Centro Histórico. ☎ 3154- 2240. Seg. a sex., 10h/17h, Grátis. Até 20/9. prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma.
Publicado em VEJA São Paulo de 12 de julho de 2024, edição nº 2901.