Exposição traz balões que provocam imaginação do público
Flávia Junqueira retrata os objetos em locais não habituais, além do óbvio parque de diversões: Faculdade de Direito e Mosteiro São Bento
Flávia Junqueira levou seus balões, feitos de vidro, para o espaço expositivo da Zipper Galeria. A sombra aquosa que eles formam nas paredes prende a atenção do visitante por alguns segundos. Porém é preciso baixar os olhos e contemplar, por exemplo, o autorretrato de 2020 da artista em um parque de diversões em Amparo, interior de São Paulo. Vem à memória as tardes em rodas-gigantes e outros brinquedos. Também remete à lembrança de vendedores no semáforo, reconhece as bolas da foto em destaque? Para quem acha que as bexigas somente escondem o rosto de Junqueira, uma provocação, parece uma deixa para dizer que os itens coloridos são a “sua mão” em outras fotos feitas noutros lugares, como o Teatro Santa Isabel, em Recife, a Faculdade de Direito, no Largo são Francisco, e o Mosteiro de São Bento, todos registros do ano passado. Composições que trazem uma fina ironia e dialogam, por meio das cores intensas e da arquitetura, com os lugares escolhidos.
> Zipper Galeria. Rua Estados Unidos, 1494, Jardim Paulista, ☎ 4306-4306. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 17h. Grátis. Até dia 30.
+Assine a Vejinha a partir de 12,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 20 de outubro de 2021, edição nº 2760