Fotógrafo Josef Koudelka expõe produção no IMS Paulista
'Koudelka: Ciganos, Praga 1968, Exílios' reúne dezenas de fotos do checo que é um dos maiores nomes da fotografia mundial
A produção de um dos grandes nomes da fotografia mundial entra em exibição no Instituto Moreira Salles neste sábado (18). Com curadoria do próprio fotógrafo checo, Koudelka: Ciganos, Praga 1968, Exílios reúne três séries famosas de Josef Koudelka.
A mostra traz Ciganos e Exílios em sua totalidade, com 111 e 74 fotografias, respectivamente. Há ainda onze imagens da invasão da capital da então Checoslováquia pelas tropas do Pacto de Varsóvia, em 1968, provocando a interrupção do período celebrado como Primavera de Praga, período de intensa mobilização popular para exigir mudanças no governo comunista, que liderava a Tchecoslováquia em 1968.
Em Ciganos, Koudelka dedicou-se, pela primeira vez, a um único tema, com registros feitos entre 1962 e 1970, a maioria em acampamentos ciganos no leste da Eslováquia, mas também na Morávia (região onde nasceu, em 1938, atual parte oriental da República Checa) e outras regiões do Leste Europeu.
A organização da mostra é de Samuel Titan Jr. e Miguel Del Castillo.
IMS Paulista. Avenida Paulista, 2424, ① Consolação, ☎ 2842-9120. Ter. a dom., 10h/20h. Grátis. Até 15/9.
Publicado em VEJA São Paulo de 17 de maio de 2024, edição nº 2893
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Linha 4-Amarela teve operação alterada entre Butantã e Vila Sônia por conta de acidente
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
São Paulo recebe grandes festivais em 2026; confira line-ups e novidades
‘Mistério em Cemetery Road’: um thriller elegante e bem pensado





