Exposição no IMS Paulista marca o centenário de Thomaz Farkas
Mais de 500 itens entram em cartaz, incluindo fotos inéditas em cores da capital e imagens da construção de Brasília clicadas pelo fotógrafo e cineasta
A vida e a obra de Thomaz Farkas (1924-2011) e sua valorização da coletividade são tema da nova exposição do Instituto Moreira Salles, no ano em que o fotógrafo e cineasta completaria 100 anos. Com a abertura no sábado (19), Thomaz Farkas, todomundo reúne cerca de 500 peças, entre fotografias, filmes, equipamentos e documentos.
O público acompanha a produção do artista desde sua juventude, com registros do centro de São Paulo e do estádio do Pacaembu feitos na década de 1940, além de imagens inéditas em cores da cidade. Saindo de sua fase experimental, Todomundo traz um Farkas compromissado com a cena política do país, quando, na década de 50, documenta a construção de Brasília com uma série de registros do presidente Juscelino Kubitschek.
Nos anos 60 e 70, se volta ao cinema documental, produzindo, junto de outros cineastas, as séries audiovisuais Brasil Verdade e A Condição Brasileira, exibidas na mostra. A última, feita no Nordeste, entre 1967 e 1972, rendeu cliques do fotógrafo também em exposição.
Em 1979, Farkas fundou a Galeria Fotoptica, primeiro espaço de arte dedicado à fotografia no Brasil, ao lado de Rosely Nakagawa, que assina a curadoria da exposição com Juliano Gomes e Sergio Burgi. Obras de diversos artistas que passaram pelas paredes da galeria, como Luiz Braga, George Love e Claudia Jaguaribe, também estão em cartaz.
Há ainda a recriação da expografia de Thomaz Farkas — Estudos fotográficos, realizada em 1949 no Museu de Arte Moderna de São Paulo e considerada a primeira mostra de fotografia em um museu de arte no Brasil. Obras originais e tiragens posteriores das imagens em cartaz na época estão presentes.
No dia da abertura, às 11h, os curadores participam de um bate-papo com o público e, entre 10h30 e 12h30, haverá uma intervenção musical com integrantes do Clube de Choro de São Paulo.
IMS Paulista. Avenida Paulista, 2424. ☎ 2842-9120. Ter. a dom., 10h/20h. Grátis. Até 9/3/2025. ims.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 18 de outubro de 2024, edição nº 2915.