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Conheça a produção da ex-juíza do trabalho Sueli Espicalquis

Entre as principais referências para seu trabalho, aparecem nomes como Van Gogh, Matisse, Gauguin, Volpi

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 jul 2020, 06h00
Sueli Espicalquis e uma de suas telas com tinta à óleo (@EirkMorais/Ivan Padovani/Divulgação)
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A juíza do trabalho Sueli Espicalquis, de 65 anos, aposentou-se em 2004 e rumou logo em seguida para as artes visuais. No ano seguinte, começou a fazer uma série de cursos livres com grandes nomes da área, como o pintor Paulo Pasta e o crítico Rodrigo Naves. Sua produção em tela une tinta a óleo com cera, como visto nas duas pinturas feitas em 2019. “Organizo meu mundo naquela superfície. É como uma paisagem, vista de cima. Parece plácido, mas tem muito ruído”, elucida ela.

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Mais recentemente, nos trabalhos da série Bandeiras, de 2020, ela utilizou pedaços de tecido, do tipo voil, e alfinetes. “Crio aí um estranhamento corporal, a partir do toque de dois elementos antagônicos, o tecido leve e o alfinete, pontiagudo e duro”, completa ela a segunda parte da explicação sobre suas obras.

As cores, para a artista paulista, também são muito importantes. Muitas vezes, ela faz tons do mesmo matiz se encontrar, em outros momentos prefere opor faixas esmaecidas a vibrantes. Nessas opções e em muitas outras aventadas, a cor preta também aparece, em retângulos ou figuras sem classificação, como se Sueli gostasse da geometria certeira, sem perder a oportunidade de reinventá-la. Aonde vão chegar suas linhas fragmentadas, não se sabe, mas, a contar de suas referências (Van Gogh, Matisse, Gauguin, Volpi), o caminho promete ser longo.

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Publicado em VEJA SÃO PAULO de 15 de julho de 2020, edição nº 2695. 

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