Barbara Wagner e Benjamin De Burca representam Brasil na Bienal de Veneza
Dupla de artistas, que mora em Recife, vai produzir um vídeo para mostra mais importante do globo

A Fundação Bienal de São Paulo anunciou na manha desta sexta (21) que os artistas Barbara Wagner e Benjamin De Burca exibiram obras no pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza, em maio. O curador responsável pela escolha foi o espanhol Gabriel Pérez-Barreiro.
Pérez-Barreiro seguiu alguns critérios na seleção: não fazer uma mostra coletiva; não escolher um nome que havia participada da Bienal de Artes de São Paulo, a qual ele foi curador; escolher artistas em uma fase intermediária da carreira, seguindo uma espécie de tradição brasileira em Veneza.
Por fim, o espanhol também levou em consideração o fato de Barbara e Benjamin não morarem em São Paulo, ou seja, se desviarem da centralização do circuito artístico nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Os artistas vão ter quatro meses para produção do trabalho. Eles adiantam que o vídeo vai ser rodado em Recife, mas não sabem ainda qual recorte. “Neste momento, estamos conhecendo alguns personagens. Talvez retomemos contatos com artistas que já trabalhamos. Independente disso, vamos continuar focados na ideia de fenômenos culturais em camadas populares.”
Sobre o teor político de seus trabalhos, eles afirmam: “A gente não faz filmes sobre temas, mas filmes com pessoas que trazem nos seus corpos essas questões, como a discussão de gênero e raça.”