Zoológico de SP apresenta filhotes de lobo-guará
Animal é símbolo do Cerrado e está quase ameaçado de extinção. Nascimento é considerado sucesso reprodutivo raro sob cuidados humanos
Já estão na área de visitação os dois lobinhos-guará (Chrysocyon brachyurus) nascidos dia 17 de maio, no Zoológico de São Paulo. Depois de um período abrigados, sendo monitorados por veterinários e biólogos da instituição, os filhotes (um macho e uma fêmea), filhos dos lobos Caju e Pitanga, já podem ser vistos pelo público do zoológico.
Considerado o maior canídeo da América do Sul, o lobo-guará está classificado como “quase ameaçado” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A espécie – uma das mais emblemáticas e vulneráveis do bioma Cerrado – enfrenta sérias ameaças devido à destruição do habitat e atropelamentos em rodovias. O nascimento sob cuidados humanos é raro em razão do comportamento solitário dos animais – ao contrário de outros canídeos eles não vivem em grupos sociais, o que dificulta o convívio com a fêmea – e da pouca diversidade genética disponível.
Segundo Luan Morais, biólogo chefe do setor de mamíferos da instituição, o nascimento em ambiente controlado é um feito importante para programas de conservação da espécie. “A reprodução sob cuidados humanos do lobo-guará é um desafio, pois exige condições específicas de manejo, espaço e tranquilidade para o casal reprodutor”, explica. A gestação durou cerca de dois meses.
Zoológico de São Paulo. Avenida Miguel Estefano, 4241, Água Funda. (11) 4934 6804. Das 9h às 17h (bilheteria até às 16h). ingressos.zoologico.com.br
Predinho na Oscar Freire: extorsão, briga de donos e convite para invasão
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
30 frases e mensagens natalinas para compartilhar com a família e os amigos
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
Confira como fica a previsão do tempo para São Paulo nesta semana





