Vídeo de avião sem tripulação viraliza na internet
As imagens foram vistas pela Anac e o autor pode ter suas licenças e habilitações suspensas
Visualizado por mais de 30 000 pessoas, um vídeo chamou a atenção dos internautas e também da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nas imagens, é possível ver um bimotor Beechcraft Baron B58, de cinco lugares, com os assentos do piloto e do copiloto vazios, enquanto o avião está no ar.
+ “Meu filho não era um viciado”, diz pai de Victor Hugo Santos
No banco de trás do veículo particular, o piloto e autor do vídeo José Neto diz: “Estou aqui, voando de patrão, um amigo meu lá na frente. E aí, piloto, beleza?”. As imagens foram gravadas na cidade de Jataí, em Goiás, onde Neto trabalha para um empresário local.
A agência soube do caso depois que as imagens passaram a ser divulgadas entre profissionais de aviação. De acordo com a Anac, o piloto não seguiu as normas e regulamentos que afetam a disciplina a bordo de aeronave ou a segurança de voo.
Por esse motivo, a agência suspendeu as licenças e habilitações do funcionário até que o caso seja apurado. Após os resultados do processo, o piloto poderá ser multado e ter sua autorização suspensa.
+ Justiça reduz pena de Roger Abdelmassih para 181 anos de prisão
Em entrevista à Folha de S. Paulo, o autor das imagens admitiu que o avião estava em voo. Entretanto, disse que o vídeo trata-se de uma montagem feita para prejudicá-lo.
Segundo ele, um copiloto também estava na aeronave, mas não aparece nas imagens. O vídeo original, de acordo com Neto, foi perdido porque estava em outro celular. Ele diz não saber quem pode ter feito a montagem.