Via Mobilidade demite agentes envolvidos em morte de desempregado na estação Carapicuíba

Caso foi revelado pelo "Bom dia, SP" com imagens que mostram agentes agredindo homem

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 dez 2024, 16h08
Estação Carapicuíba, na linha 8-Diamante do Metrô de SP
Estação Carapicuíba, na linha 8-Diamante do Metrô de SP (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

A Via Mobilidade, concessionária que administra as linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda do Metrô de São Paulo, anunciou que demitiu os agentes envolvidos no caso da morte de um passageiro, em novembro deste ano.

O caso foi revelado pelo Bom Dia SP, da TV Globo, na segunda-feira (2) e mostrou as imagens de como os seguranças da estação Carapicuíba, da Linha 8-Diamante, agrediram o desempregado Jadson Vitor de Sousa Pires e o carregaram para fora da estação desacordado.

De acordo com o comunicado da concessionária nesta quinta-feira (5), foi realizada uma sindicância interna, que aguardava a liberação do Laudo Pericial do IML (Instituto Médico Legal), ocorrida na quarta-feira (4).

“A Concessionária informa que realizou o desligamento dos agentes envolvidos na contenção de Jadson Pires na Estação Carapicuíba. Eles já estavam afastados de suas atividades desde o dia da ocorrência. A investigação interna concluiu que a atuação dos profissionais descumpriu o código de conduta, os protocolos de atendimento e treinamentos recebidos da companhia”, diz o comunicado da empresa.

Na mesma nota, a concessionária informa que deu início a um processo de reciclagem de 100% do seu quadro de agentes e reforçará a capacitação voltada ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou sob o efeito de entorpecentes.

Continua após a publicidade

A empresa também anunciu que aumentou o rigor das medidas disciplinares e instaurou a obrigatoriedade de justificativa formal sempre que houver a necessidade de uso da força no exercício das atividades.

“A concessionária repudia qualquer forma de violência e expressa mais uma vez suas sinceras condolências à família de Jadson, com quem está em contato e ofereceu assistência em diversas ocasiões desde que ele foi identificado”.

Um homem de camiseta preta que aparece nas imagens é agente da Guarda Civil que estava à paisana no local, “sem qualquer relação com a operação da concessionária”, afirmou a Via Mobilidade.

De acordo com a empresa, um boletim de ocorrência foi registrado, além da sindicância.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.