Via Mobilidade demite agentes envolvidos em morte de desempregado na estação Carapicuíba
Caso foi revelado pelo "Bom dia, SP" com imagens que mostram agentes agredindo homem
A Via Mobilidade, concessionária que administra as linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda do Metrô de São Paulo, anunciou que demitiu os agentes envolvidos no caso da morte de um passageiro, em novembro deste ano.
O caso foi revelado pelo Bom Dia SP, da TV Globo, na segunda-feira (2) e mostrou as imagens de como os seguranças da estação Carapicuíba, da Linha 8-Diamante, agrediram o desempregado Jadson Vitor de Sousa Pires e o carregaram para fora da estação desacordado.
De acordo com o comunicado da concessionária nesta quinta-feira (5), foi realizada uma sindicância interna, que aguardava a liberação do Laudo Pericial do IML (Instituto Médico Legal), ocorrida na quarta-feira (4).
“A Concessionária informa que realizou o desligamento dos agentes envolvidos na contenção de Jadson Pires na Estação Carapicuíba. Eles já estavam afastados de suas atividades desde o dia da ocorrência. A investigação interna concluiu que a atuação dos profissionais descumpriu o código de conduta, os protocolos de atendimento e treinamentos recebidos da companhia”, diz o comunicado da empresa.
Na mesma nota, a concessionária informa que deu início a um processo de reciclagem de 100% do seu quadro de agentes e reforçará a capacitação voltada ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou sob o efeito de entorpecentes.
A empresa também anunciu que aumentou o rigor das medidas disciplinares e instaurou a obrigatoriedade de justificativa formal sempre que houver a necessidade de uso da força no exercício das atividades.
“A concessionária repudia qualquer forma de violência e expressa mais uma vez suas sinceras condolências à família de Jadson, com quem está em contato e ofereceu assistência em diversas ocasiões desde que ele foi identificado”.
Um homem de camiseta preta que aparece nas imagens é agente da Guarda Civil que estava à paisana no local, “sem qualquer relação com a operação da concessionária”, afirmou a Via Mobilidade.
De acordo com a empresa, um boletim de ocorrência foi registrado, além da sindicância.