Veja as principais orientações para evitar casos de viroses no litoral

População deve redobrar cuidados com higiene e alimentação e evitar banho de mar em praias impróprias

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 jan 2025, 08h07
Praia no Guarujá: evite entrar em águas impróprias
Praia no Guarujá: evite entrar em águas impróprias (../Divulgação)
Continua após publicidade

O Governo de São Paulo orienta os municípios do litoral sobre medidas preventivas a serem adotadas para evitar casos de Doença de Transmissão Alimentar (DTA) no verão, quando há grande concentração de turistas por conta das festas de fim de ano e férias escolares.

Os municípios com aumento de ocorrências de diarreia aguda estão sendo orientados pela Secretaria de Estado da Saúde a realizarem investigação epidemiológica e a coleta de fezes dentro de cinco dias do início dos sintomas.

Essa coleta, priorizada no período inicial, é fundamental para detectar o patógeno causador do surto.

Outra medida importante é atenção à qualidade da água do mar antes de se banhar no litoral paulista.

É possível conferir a situação no site da Cetesb ou no aplicativo disponível para download gratuito em smartphones.

Continua após a publicidade

As praias também são sinalizadas com bandeiras de acordo com a qualidade, com a cor vermelha indicando a condição imprópria. A Cetesb recomenda que a população não entre no mar se a praia estiver classificada como imprópria.

Também não é recomendado o banho na água 24 horas após as chuvas.

O Boletim de Balneabilidade divulgado nesta quinta-feira (02) indica que, das 175 praias monitoradas no litoral, 38 apresentam condição imprópria para banho.

Continua após a publicidade

Veja as principais orientações para evitar casos de Doença de Transmissão Alimentar:

  • Evite alimentos mal cozidos
  • Mantenha os alimentos bem refrigerados, com atenção especial às temperaturas dos refrigeradores e geladeiras dos supermercados onde os alimentos ficam acondicionados
  • Leve seus próprios lanches durante passeios ao ar livre
  • Observe bem a higiene de lanchonetes e quiosques
  • Lave as mãos antes de se alimentar
  • Tenha atenção redobrada com comidas em self-service
  • Beba sempre água filtrada
  • Não consuma gelo, “raspadinhas”, “sacolés”, sucos e água mineral de procedência desconhecida

    Veja os principais sintomas de doenças transmitidas por água e alimentos:

    • Diarreia
    • Mal-estar geral
    • Dor abdominal
    • Náusea, vômito e febre
    • Tratamento
    • O principal tratamento é a hidratação. Para casos mais graves, é preciso realizar a hidratação endovenosa. A hospitalização, em geral, é muito rara. Crianças e idosos precisam de atenção especial.
    Continua após a publicidade

    Evacuações muito frequentes e líquidas, dificuldade na hidratação com vômitos que não cedem, pele e boca secas, dificuldade em urinar são indicações de que se deve procurar o serviço de saúde. Nenhum medicamento deve ser tomado sem conhecimento e indicação médica.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    A partir de 35,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.