Usuário tem até sábado (6) para carregar bilhete com valor antigo
A partir de domingo (7), entram em vigor as novas tarifas de trens, metrô e ônibus
Quem utiliza Bilhete Único na Grande São Paulo tem até sábado (6) para fazer a recarga e pagar a passagem sem o reajuste. O limite de recarga é de 300 reais por dia, e o de armazenamento, 350 reais.
A partir do dia 7, entra em vigor a novas tarifas de trens, metrô e ônibus. Congelada há um ano, ela passa de 3,80 reais para 4 reais na capital. O aumento de 5,26% foi definido na quarta (27), de forma conjunta entre o prefeito João Doria e o governador Geraldo Alckmin, ambos do PSDB.
O valor da tarifa integrada entre ônibus e trilhos (metrô ou trem), por sua vez, sobe de 6,80 para 6,96 reais, e a dos ônibus municipais com os trens do Metrô e da CPTM, de 6,80 para 6,96 reais.
Segundo a prefeitura, o reajuste da tarifa básica de ônibus ficará abaixo da inflação do período, de 8,9% pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Se a correção fosse aplicada, o preço da passagem subiria para 4,14 reais.
O último reajuste na tarifa básica dos transportes em São Paulo ocorreu em janeiro de 2016, na gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT). Ao lado de Alckmin, o petista subiu o valor da passagem de 3,50 reais para os atuais 3,80 reais.